29 jun 2022

Pontevedra - A cidade "sem carros" no centro há mais de 20 anos

Categoria Projetos
  • Pontevedra - A cidade "sem carros" no centro há mais de 20 anos
  • Pontevedra - A cidade "sem carros" no centro há mais de 20 anos
  • Pontevedra - A cidade "sem carros" no centro há mais de 20 anos

Em 1999, o recente eleito presidente de município Miguel Anxo Fernández Lores, baniu o uso de carros no centro histórico de Pontevedra - Espanha.

No primeiro mês do seu mandato, transformou os 300 000 m2 do centro de Pontevedra com a eliminação de lugares de estacionamento, que eram a maior razão de congestionamento na década de 90, implantou parques de estacionamento subterrâneos nas periferias, eliminou os semáforos trocando-os por rotundas e, reduziu a velocidade de circulação para 30 km/h, especialmente limitada pelo novo desenho urbano que apresenta aos condutores obstáculos e gincanas que os impedem de acelerar para lá dos 30 km/h.

Estas medidas, traduzem-se numa redução de emissões de C02 de quase 70%, numa redução acima de 90% de acidentes/atropelamentos, havendo apenas registados 3 sinistros nos últimos 20 anos, e em cerca de 12 000 novos habitantes que se moveram para o centro. Atualmente três quartos da cidade são destinados a peões e ciclistas.

A mobilidade, a pé, é de tal modo privilegiada que, há semelhaça dos mapas de transportes públicos, surgiu o "metrominuto", um mapa que mede a distância entre vários pontos e os tempos que se demoram entre eles a caminhar.

J.Cruz

Últimos artigos
01 ago 2022
Torne o seu sonho realidade com a Micro Casa mais inovadora de Portugal
26 jul 2022
Diretor da Central Projectos em destaque no Anuário “Quem é Quem na Arquitetura e Engenharia”
A conceituada revista Anteprojetos lançou em junho, a 5ª edição do anuário "Quem é Quem na Arquitectura e Engenharia", publicação que contou com a participação do Eng.º João Catarino dos Santos, diretor da Central Projectos.
20 jul 2022
Conclusão da Empreitada para Reabilitação de Lar de Idosos da Irmandade da Nossa Senhora das Necessidades – Fiscalização da Central Projectos
A Empreitada de Reabilitação de Lar de Idosos da Irmandade da Nossa Senhora das Necessidades da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Poiares encontra-se em fase de vistorias para efeitos de receção provisória.
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.