29 jun 2022

Pontevedra - A cidade "sem carros" no centro há mais de 20 anos

Categoria Projetos
  • Pontevedra - A cidade "sem carros" no centro há mais de 20 anos
  • Pontevedra - A cidade "sem carros" no centro há mais de 20 anos
  • Pontevedra - A cidade "sem carros" no centro há mais de 20 anos

Em 1999, o recente eleito presidente de município Miguel Anxo Fernández Lores, baniu o uso de carros no centro histórico de Pontevedra - Espanha.

No primeiro mês do seu mandato, transformou os 300 000 m2 do centro de Pontevedra com a eliminação de lugares de estacionamento, que eram a maior razão de congestionamento na década de 90, implantou parques de estacionamento subterrâneos nas periferias, eliminou os semáforos trocando-os por rotundas e, reduziu a velocidade de circulação para 30 km/h, especialmente limitada pelo novo desenho urbano que apresenta aos condutores obstáculos e gincanas que os impedem de acelerar para lá dos 30 km/h.

Estas medidas, traduzem-se numa redução de emissões de C02 de quase 70%, numa redução acima de 90% de acidentes/atropelamentos, havendo apenas registados 3 sinistros nos últimos 20 anos, e em cerca de 12 000 novos habitantes que se moveram para o centro. Atualmente três quartos da cidade são destinados a peões e ciclistas.

A mobilidade, a pé, é de tal modo privilegiada que, há semelhaça dos mapas de transportes públicos, surgiu o "metrominuto", um mapa que mede a distância entre vários pontos e os tempos que se demoram entre eles a caminhar.

J.Cruz

Últimos artigos
08 fev 2024
A Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
05 fev 2024
Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
04 ago 2023
Central Projectos são especialistas em escolas.
Estas escolas serão obrigadas a cumprir os compromissos climáticos assumidos com Bruxelas. Por isso, em cada um dos investimentos deverão ser implementadas medidas de eficiência energética, assegurando uma redução do consumo de energia primária em, pelo menos, 30%.
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.