26 jul 2021

Instabilidade no Mercado da Construção em Portugal

Categoria Notícias
  • Instabilidade no Mercado da Construção em Portugal

O mercado da construção em Portugal continua sob a mesma batuta: instabilidade. Quando parecia estar a ser ultrapassada a razia no setor da construção provocada pelo período da Troika, eis que se vê o mundo mergulhado num período de luta contra um vírus que devastou milhões de vidas e economias pelo mundo. O sector em Portugal resistiu, nunca parou, e foi um dos pilares da economia num dos seus períodos mais negros. E quando, com grande expectativa, as notícias que se ouviam eram de recuperação e de se avizinhar um franco investimento resultante sobretudo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) português, as sinetas de alarme ressoaram nos media:

1. "Escassez de materiais e até a 'bazuca' europeia explicam aumento de preços na construção", em TSF, 19-05-2021;

2. "Materiais de construção com aumento de preço. Consequentemente, valores de obras e casas podem vir a disparar", em Sapo 24, 31-05-2021

3. "Escassez de materiais de construção leva preços a disparar acima de 35%", em Dinheiro Vivo, 31-05-2021;

4. "Preços de construção sobem em flecha devido à escassez de materiais", em Idealista, 01-06-2021;

5. "Aumento dos custos na construção põe em perigo execução do PRR", em Publico 28-06-2021.

Para quem tem um conhecimento mais próximo da atual realidade do setor, estes factos têm vindo a ganhar a sua relevância e já é indesmentível a carência de mão-de-obra, a subida dos preços nos produtos, a falta de algumas matérias-primas ou os prazos de fornecimento estarem cada vez mais incertos.

Resta saber se todos os intervenientes no sector da construção nacional têm novamente a resiliência suficiente e ultrapassam estas adversidades e, simultaneamente, conseguem preparar-se para dar resposta à necessidade de concretização do investimento previsto no PRR.

A Central Projectos está consciente das dificuldades e dos desafios do setor e está confiante que também estará pronta para dar resposta nesta próxima etapa.

P. Palhinha

Últimos artigos
08 fev 2024
A Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
05 fev 2024
Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
04 ago 2023
Central Projectos são especialistas em escolas.
Estas escolas serão obrigadas a cumprir os compromissos climáticos assumidos com Bruxelas. Por isso, em cada um dos investimentos deverão ser implementadas medidas de eficiência energética, assegurando uma redução do consumo de energia primária em, pelo menos, 30%.
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.