28 abr 2020

COVID-19 | Recomendações para Prevenção do Contágio em Estaleiros e Obras de Construção

Categoria Legislação e Regulamentação
  • COVID-19 | Recomendações para Prevenção do Contágio em Estaleiros e Obras de Construção

A Ordem dos Engenheiros publicou, no dia 9 de abril de 2020, um documento com recomendações para a prevenção de contágios, em contexto de obra, em relação ao vírus COVD-19.
Para além de medidas de prevenção, aborda ainda os procedimentos que devem ser adotados em caso de contágio ou de suspeita de contágio, em conformidade com as regras emitidas pela Direção-Geral da Saúde e pelo Governo.
Assim, para além das indicações que foram sendo transmitidas à população em geral - lavagem de mãos, tosse/espirros, máscaras/viseiras (neste caso já desatualizado face às recentes indicações da Direção Geral de Saúde), distanciamento social e higienização das diversas instalações - apresenta indicações orientadoras, tendo em vista a especificidade do sector, para a admissão de pessoas no estaleiro, o transporte de pessoas e materiais, a utilização de equipamento de proteção individual apropriado, o aprovisionamento de produtos e equipamento necessários à implementação de medidas de proteção.
O documento pode ser descarregado aqui: https://www.ordemengenheiros.pt/fotos/editor2/recomendacoes_prevencao_estaleiros_covid19.pdf

Foto:

Worldbank/Abbas Farzami
Construction workers do road work in Kabul, Afghanistan.
https://news.un.org/en/story/2020/03/1059672

Últimos artigos
30 jul 2020
Assinatura do Auto de Consignação da Ampliação de Lar de Idosos da Irmandade da Nossa Senhora das Necessidades – Fiscalização da Central Projectos
A obra prevê a ampliação do edificado existente com a construção de um volume novo com 3 pisos, com 13 novos quartos duplos ao nível do piso superior, com uma nova clínica de medicina física e de reabilitação criada ao nível do rés-do-chão e, no piso inferior, com lavandaria e áreas técnica. 
22 jul 2020
COVID-19: Prevenção e Controlo de Infeção no Setor da Construção
Apesar do período de confinamento que ocorreu no nosso país, a construção foi um setor que nunca cessou suas atividades. Nos últimos tempos, principalmente na zona de Lisboa e vale do Tejo, foi reportado um aumento significativo do contágio de colaboradores neste setor, o que fazia adivinhar a tomada de medidas pelas autoridades competentes.
10 jul 2020
O MERCADO IMOBILIÁRIO E A CRISE EM PORTUGAL
É certo que os efeitos do COVID-19 afetarão de forma extrema a economia portuguesa, uma vez que sua maior percentagem vem através do turismo. Contudo, essa quebra da economia estaria maior caso não fosse os investimentos imobiliários e em construção no país.
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.