29 jan 2020

GESTÃO DA ÁGUA, ÁGUAS RESIDUAIS E A POTENCIAL CRISE HÍDRICA MUNDIAL

Categoria Artigos de Opinião
  • GESTÃO DA ÁGUA, ÁGUAS RESIDUAIS E A POTENCIAL CRISE HÍDRICA MUNDIAL
GESTÃO DA ÁGUA, ÁGUAS RESIDUAIS E A POTENCIAL CRISE HÍDRICA MUNDIAL

Nos últimos anos tem-se falado muito na manutenção sustentável da água disponível, visto que em alguns países, ou grandes capitais, a falta de água já se tornou uma realidade. O chamado "stress hídrico" já é extremo em quase 400 regiões do Planeta.
Segundo um relatório do World Resources Institute, estima-se que até 2040 Portugal ocupará a 44ª posição na lista de países que enfrentará níveis elevados de stress hídrico.
Para isso torna-se necessário pensar segundo duas óticas diferentes:
- Através da Gestão sustentável da água, de forma a mitigar o desperdício, conscientizando a população, seja por implementação de políticas públicas de incentivos à criação de metodologias e sistemas de gestão sustentável, seja pelo incremento de um custo agregado à tal recurso, opção sempre alvo de contestação social e política;
- Promovendo eficazmente o tratamento das águas residuais. Atualmente, para os países em vias de desenvolvimento, apenas 8% dessa água é tratada de forma correta, enquanto que para os países desenvolvidos esse número atinge os 70%.
O tratamento das águas residuais potencia a criação de outras mais valias, tal como a produção de energia elétrica a partir do biogás resultante da atividade biológia nesses resíduos. Além do mais, muitos problemas de saúde pública causados por falta de tratamento das águas residuais, são evitados.
A escassez de água potável e a ameaça crescente do surgimento de doenças pandémicas tornam o tratamento de águas residuais uma prioridade decisiva em todas as regiões do planeta.
A Central Projectos conta com uma equipa sempre atenta às mudanças que vêm acontecendo no mundo, adequando constantemente os projetos às necessidades sustentáveis prementes.

 

A.Galvão

 

Fontes:
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/crise-hidrica-em-portugal-ja-e-um-cenario-real-461231
https://www.bbc.com/portuguese/geral-49243195

Imagem: (imagem livre - pixabay)

Últimos artigos
08 fev 2024
A Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
05 fev 2024
Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
04 ago 2023
Central Projectos são especialistas em escolas.
Estas escolas serão obrigadas a cumprir os compromissos climáticos assumidos com Bruxelas. Por isso, em cada um dos investimentos deverão ser implementadas medidas de eficiência energética, assegurando uma redução do consumo de energia primária em, pelo menos, 30%.
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.