29 jan 2020

GESTÃO DA ÁGUA, ÁGUAS RESIDUAIS E A POTENCIAL CRISE HÍDRICA MUNDIAL

Categoria Artigos de Opinião
  • GESTÃO DA ÁGUA, ÁGUAS RESIDUAIS E A POTENCIAL CRISE HÍDRICA MUNDIAL
GESTÃO DA ÁGUA, ÁGUAS RESIDUAIS E A POTENCIAL CRISE HÍDRICA MUNDIAL

Nos últimos anos tem-se falado muito na manutenção sustentável da água disponível, visto que em alguns países, ou grandes capitais, a falta de água já se tornou uma realidade. O chamado "stress hídrico" já é extremo em quase 400 regiões do Planeta.
Segundo um relatório do World Resources Institute, estima-se que até 2040 Portugal ocupará a 44ª posição na lista de países que enfrentará níveis elevados de stress hídrico.
Para isso torna-se necessário pensar segundo duas óticas diferentes:
- Através da Gestão sustentável da água, de forma a mitigar o desperdício, conscientizando a população, seja por implementação de políticas públicas de incentivos à criação de metodologias e sistemas de gestão sustentável, seja pelo incremento de um custo agregado à tal recurso, opção sempre alvo de contestação social e política;
- Promovendo eficazmente o tratamento das águas residuais. Atualmente, para os países em vias de desenvolvimento, apenas 8% dessa água é tratada de forma correta, enquanto que para os países desenvolvidos esse número atinge os 70%.
O tratamento das águas residuais potencia a criação de outras mais valias, tal como a produção de energia elétrica a partir do biogás resultante da atividade biológia nesses resíduos. Além do mais, muitos problemas de saúde pública causados por falta de tratamento das águas residuais, são evitados.
A escassez de água potável e a ameaça crescente do surgimento de doenças pandémicas tornam o tratamento de águas residuais uma prioridade decisiva em todas as regiões do planeta.
A Central Projectos conta com uma equipa sempre atenta às mudanças que vêm acontecendo no mundo, adequando constantemente os projetos às necessidades sustentáveis prementes.

 

A.Galvão

 

Fontes:
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/crise-hidrica-em-portugal-ja-e-um-cenario-real-461231
https://www.bbc.com/portuguese/geral-49243195

Imagem: (imagem livre - pixabay)

Últimos artigos
21 out 2020
Construção de Novo Pavilhão Produção Circular de Plásticos
Encontra-se concluída a empreitada de construção de um novo pavilhão de Economia Circular de Plásticos em Benavente, cujos projetos de especialidades foram da responsabilidade da Central Projectos.
28 set 2020
Projeto da Qualificação da Avenida António dos Santos e Ruas Adjacentes
Foi adjudicada a empreitada da Qualificação da Avenida António dos Santos e Ruas Adjacentes, inserida na cidade de Santarém, cujos projetos de especialidades foram da responsabilidade da Central Projectos.
30 jul 2020
Assinatura do Auto de Consignação da Ampliação de Lar de Idosos da Irmandade da Nossa Senhora das Necessidades – Fiscalização da Central Projectos
A obra prevê a ampliação do edificado existente com a construção de um volume novo com 3 pisos, com 13 novos quartos duplos ao nível do piso superior, com uma nova clínica de medicina física e de reabilitação criada ao nível do rés-do-chão e, no piso inferior, com lavandaria e áreas técnica. 
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.