29 jan 2020

GESTÃO DA ÁGUA, ÁGUAS RESIDUAIS E A POTENCIAL CRISE HÍDRICA MUNDIAL

Categoria Artigos de Opinião
  • GESTÃO DA ÁGUA, ÁGUAS RESIDUAIS E A POTENCIAL CRISE HÍDRICA MUNDIAL
GESTÃO DA ÁGUA, ÁGUAS RESIDUAIS E A POTENCIAL CRISE HÍDRICA MUNDIAL

Nos últimos anos tem-se falado muito na manutenção sustentável da água disponível, visto que em alguns países, ou grandes capitais, a falta de água já se tornou uma realidade. O chamado "stress hídrico" já é extremo em quase 400 regiões do Planeta.
Segundo um relatório do World Resources Institute, estima-se que até 2040 Portugal ocupará a 44ª posição na lista de países que enfrentará níveis elevados de stress hídrico.
Para isso torna-se necessário pensar segundo duas óticas diferentes:
- Através da Gestão sustentável da água, de forma a mitigar o desperdício, conscientizando a população, seja por implementação de políticas públicas de incentivos à criação de metodologias e sistemas de gestão sustentável, seja pelo incremento de um custo agregado à tal recurso, opção sempre alvo de contestação social e política;
- Promovendo eficazmente o tratamento das águas residuais. Atualmente, para os países em vias de desenvolvimento, apenas 8% dessa água é tratada de forma correta, enquanto que para os países desenvolvidos esse número atinge os 70%.
O tratamento das águas residuais potencia a criação de outras mais valias, tal como a produção de energia elétrica a partir do biogás resultante da atividade biológia nesses resíduos. Além do mais, muitos problemas de saúde pública causados por falta de tratamento das águas residuais, são evitados.
A escassez de água potável e a ameaça crescente do surgimento de doenças pandémicas tornam o tratamento de águas residuais uma prioridade decisiva em todas as regiões do planeta.
A Central Projectos conta com uma equipa sempre atenta às mudanças que vêm acontecendo no mundo, adequando constantemente os projetos às necessidades sustentáveis prementes.

 

A.Galvão

 

Fontes:
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/crise-hidrica-em-portugal-ja-e-um-cenario-real-461231
https://www.bbc.com/portuguese/geral-49243195

Imagem: (imagem livre - pixabay)

Últimos artigos
06 fev 2020
Ciclo de vida de ativos imobiliários e a excelência do planear
29 jan 2020
GESTÃO DA ÁGUA, ÁGUAS RESIDUAIS E A POTENCIAL CRISE HÍDRICA MUNDIAL
27 jan 2020
A Estruvita, o “Ouro Branco” que se extrai da ETAR de Getafe.
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.