20 jan 2020

Explosão em complexo petroquímico em Tarragona

Categoria Notícias
  • Explosão em complexo petroquímico em Tarragona
Na passada terça-feira (14-01-2020), ocorreu uma violenta explosão no complexo petroquímico de Tarragona, na IQOXE (Indústrias Químicas de Óxido de Etileno), que se dedica à produção de derivados de petróleo para a produção de materiais como plástico, silicone e borracha sintética.
Face à violência das imagens difundidas nas redes sociais e ao balanço de "apenas" 3 mortos, sendo um deles em resultado da entrada de uma placa de metal, com mais de 1 metro e com cerca de uma tonelada, pela janela da sua habitação que estava localizada a cerca de 3km do local, questiona-se:
1. Não estavam previstas medidas nesta instalação petroquímica para impedir que um acidente desta magnitude acontecesse?
2. De maneira que foi possível que, perante um incêndio e explosões desta grandeza, o número de mortos fosse inferior ao expectável, principalmente no interior das instalações da fábrica?
3. Como é possível que um complexo industrial esteja localizado nas proximidades de zonas habitacionais e haja o risco de ocorrer uma explosão que podem dizimar um número incalculável de vítimas?
4. Após a ocorrência das explosões, como foi possível controlar relativamente rápido a propagação do incêndio e evitar a formação de uma nuvem tóxica?
A ocorrência deste tipo de acidentes resulta não de algo furtuito mas de um conjunto de causas e de um conjunto de medidas que poderiam prevenir o seu desencadear e que não foram implementadas.
Por outro lado existe de um número significativo de medidas de autoproteção que podem ser concebidas e aplicadas por forma a impedir a propagação e a contenção dos danos e perdas.
A Central Projectos tem partilhado a sua experiência em instalações industriais, conhecendo a complexidade dos cenários e a importância da conceção e implementação de medidas preventivas adequadas.

Fontes: Agência Lusa e JN.pt
Imagens: Twitter

P. Palhinha


Últimos artigos
08 fev 2024
A Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
05 fev 2024
Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
04 ago 2023
Central Projectos são especialistas em escolas.
Estas escolas serão obrigadas a cumprir os compromissos climáticos assumidos com Bruxelas. Por isso, em cada um dos investimentos deverão ser implementadas medidas de eficiência energética, assegurando uma redução do consumo de energia primária em, pelo menos, 30%.
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.