03 dez 2019

NOVAS TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO

Categoria Artigos de Opinião
  • NOVAS TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO
Quais as tendências tecnológicas que serão realidade na construção no futuro próximo? Como podemos melhorar a nossa capacidade para projetar e construir as obras do futuro? Algumas das tecnologias parecem saídas dum filme de ficção científica, mas provavelmente serão de utilização generalizada nos próximos anos. Apenas para citar alguns, deixo aqui uma lista das mais promissoras e que já estão a revolucionar a construção:

1. GPS E OUTROS SISTEMAS DE POSICIONAMENTO
O GPS é um sistema inicialmente criado pelos militares americanos que foi adotado em todo o mundo para nos ajudar na orientação. A Europa está também a criar o seu sistema e em 2020, em pleno funcionamento, contará com 30 satélites distribuídos em três planos orbitais a 23.222 quilómetros de altitude. As grandes vantagens deste sistema é que contará com maior precisão, maior segurança e menos sujeito a problemas. Com um sistema capaz de garantir uma precisão de poucos milímetros, teremos um sistema capaz de nos posicionar no mundo real com grande precisão. A perspetiva de usar essa precisão vai permitir automatizar os movimentos de terras (com condução autónoma) ou construir um edifício com robots. Outro avanço no nosso posicionamento relativo no mundo real é o projeto designado por TANGO, que permite detetar a posição de sistema relativo ao mundo que o rodeia, sem usar GPS ou outros sinais externos. A junção de Robots com sistemas que são capazes de reconhecer o seu ambiente, irá colocar veículos de condução autónoma nas estradas, mas também revolucionar o resto do mundo incluindo a construção.

2. EDIFÍCIOS INTELIGENTES
Edifícios inteligentes estarão ligados às pessoas e aos restantes sistemas e usarão processos automáticos para controlar as funções dos edifícios e interagir com os humanos. Esta tecnologia já existe, no entanto, a "Internet das Coisas" permitirá uma gestão mais simples e integrada de tudo o que possa ser programado e comandado. Viveremos num mundo cada vez mais ligado e essas ligações poderão ser usadas para uma comunicação eficaz entre nós e o nosso mundo construído.

3. MODELAÇÃO 3D E BIM
Os modelos BIM (Building Information Model) transportam informação e garantem menos erros na fase de conceção. No entanto, estes modelos poderão, no futuro próximo, ajudar a automatizar a construção fornecendo não só informação geométrica mas outra informação sobre as características dos objeto, que permitirá que sistemas inteligentes possam atuar no estaleiro ou em fábrica. Numa primeira fase, serão tarefas simples como: automatizar o corte e dobragem de varões de aço; a automatização de corte e furação de perfis; prefabricação de peças de betão. Todas estas tecnologias já existem. Mas em breve poderemos assistir à completa automatização da construção, desde que exista um BIM (Building Information Model). O BIM será também usado para as fases de manutenção do edifício e ajudará na fase de desmantelamento, permitindo uma eficiente separação e reutilização dos resíduos completando o ciclo de vida das construções.

4. REALIDADE AUMENTADA
Esta talvez seja a inovação mais vistosa que está a maravilhar o mercado. Capacetes que nos fazem parecer alienígenas, que nos retiram deste mundo e nos colocam num mundo virtual ou num mundo misto virtual, e real ao mesmo tempo, ajudam-nos a ver como as nossas construções vão ficar ou mostram-nos como a parte construída se encaixa com o que falta fazer. Permitem seguir as várias fases de construção, mostrando o próximo passo e como o virtual (que falta fazer) encaixa com o construído. Equipas de projeto podem visitar as suas obras antes de estas serem construídas, evitando erros e melhorando o desempenho da equipa. Os clientes podem conhecer profundamente as suas obras antes de elas existirem. Equipas de construção podem planear e antever as obras à medida que elas são construídas e as equipas de manutenção terão acesso aos locais mais escondidos como se conhecessem todas as obras.

Na Central Projectos, estamos atentos ao futuro e iremos dar conta de outras inovações em artigos futuros.


J. Catarino

Últimos artigos
08 fev 2024
A Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
05 fev 2024
Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
04 ago 2023
Central Projectos são especialistas em escolas.
Estas escolas serão obrigadas a cumprir os compromissos climáticos assumidos com Bruxelas. Por isso, em cada um dos investimentos deverão ser implementadas medidas de eficiência energética, assegurando uma redução do consumo de energia primária em, pelo menos, 30%.
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.