29 nov 2019

Plataforma de colaboração - BIMserver.center

Categoria Artigos de Opinião
  • Plataforma de colaboração - BIMserver.center
O BIMserver.center foi concebido com tecnologia Open BIM, é uma plataforma localizada na nuvem destinada à partilha de informação para o projeto de edifícios. Foi pensada como ferramenta de colaboração para o mercado global e pode ser utilizada gratuitamente.
 
Apresenta valências como: a definição da equipa de projeto, incluindo sistema de autorizações, coordenação e validação da informação; ligação direta e automática às aplicações das especialidades do projeto através do formato aberto IFC (Industry Foundation Classes), incluindo a comunicação de resultados; partilha de informação geométrica e não geométrica e registo do historial de alterações; sincronização da informação partilhada das especialidades do projeto e obtenção do modelo federado; local de encontro de entidades intervenientes no projeto.
 
A tecnologia implementada na plataforma proporciona o desenvolvimento de um fluxo de trabalho em Open BIM, colaborativo, multidisciplinar e multiutilizador para cada projeto.
 
O fluxo de trabalho inicia com a abertura do projeto na plataforma, pelo coordenador de projeto, bem como a criação da equipa de trabalho e as condições de acesso de cada colaborador. Seguidamente o arquiteto partilha o modelo arquitetónico na plataforma. O modelo arquitetónico pode ser gerado através de um programa de modelação de arquitetura ou da aplicação CYPE - IFC Builder, disponível gratuitamente na plataforma. Com base no modelo arquitetónico, cada engenheiro cria o modelo inicial da sua especialidade, definindo e caracterizando os respetivos elementos. Depois, seleciona as funções de cálculo, dimensionamento e de verificações regulamentares, deste modo obtém automaticamente um modelo modificado resultante do processo de cálculo. O processo é iterativo, os elementos que constituem o modelo podem ser modificados e de novo verificados, até que todos se encontrem validados pelo engenheiro. Desta forma obtém o modelo final e partilha-o na plataforma, ficando disponível para todos os projetistas da equipa de trabalho.
 
Cada projetista dispõe do modelo federado, à medida que vai sendo construído, ou seja, à medida que cada um disponibiliza o seu próprio modelo na plataforma. Através do modelo federado é partilhada informação geométrica, a qual permite que cada projetista identifique e corrija interferências e colisões. É também partilhada informação não geométrica, mediante a ligação direta e automática às aplicações das especialidades estabelecida através da plataforma, como é o caso das aplicações de iluminação artificial e natural e de climatização que partilham o valor da densidade de potência de iluminação (DPI) e sistemas de climatização, respetivamente, com a aplicação de avaliação de desempenho energético de edifícios de comércio e serviços (RECS); por fim são também partilhados documentos de peças escritas e desenhadas. 
 
O coordenador de projeto coordena as várias especialidades a partir da análise do modelo federado, localizado na plataforma.
 
Foi criado e implementado um visualizador próprio na plataforma, o qual possibilita a visualização do modelo federado e respetiva informação, sem necessidade de recorrer a qualquer software específico. A plataforma foi desenvolvida para permitir o acesso a partir do computador ou dispositivos móveis, como o tablet ou smartphone.
 
Recentemente foram disponibilizadas as aplicações, BIMserver.center VR e BIMserver.center AR, também gratuitas, que permitem visualizar o modelo federado do BIMserver.center em realidade virtual e em realidade aumentada, respetivamente.
 

 
Cortesia de Paula Assis 

TOP Informática

 

Links úteis: "Este é o BIMserver.center!"

Últimos artigos
10 jul 2020
O MERCADO IMOBILIÁRIO E A CRISE EM PORTUGAL
É certo que os efeitos do COVID-19 afetarão de forma extrema a economia portuguesa, uma vez que sua maior percentagem vem através do turismo. Contudo, essa quebra da economia estaria maior caso não fosse os investimentos imobiliários e em construção no país.
26 jun 2020
Requalificação da Zona de Interface de Transportes de Pombal
O projeto de Requalificação da Zona de Interface de Transportes de Pombal, propõe a aproximação das duas zonas da cidade, presentemente separadas pela linha ferroviária do Norte que, através da introdução de uma passagem superior, servirá não só como elemento ligante das zonas, mas funcionará também como articulador dos serviços de transportes públicos, integrando-os no novo Interface Modal de Transportes. 
22 jun 2020
Covid-19: Universidade de Boston confirma a eficácia das fontes de luz UV-C da Signify na desativação do vírus
A Signify em conjunto com os Laboratórios Nacionais de Doenças Infeciosas Emergentes (NEIDL) da Universidade de Boston, nos EUA, realizaram pesquisas que validam a eficácia das fontes de luz UV-C da Signify na eliminação do SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19.
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.