26 nov 2019

Escola Básica n.º 3 de Unhos - Remodelação e Ampliação

Categoria Projetos
  • Escola Básica n.º 3 de Unhos - Remodelação e Ampliação
  • Escola Básica n.º 3 de Unhos - Remodelação e Ampliação
  • Escola Básica n.º 3 de Unhos - Remodelação e Ampliação
  • Escola Básica n.º 3 de Unhos - Remodelação e Ampliação
A Escola EB3 de Unhos, localizada em Loures é mais uma das obras projetadas pelo gabinete Central Projectos de Coimbra, com autoria do colaborador Arq.º André Tereso. 
 
Tratando-se de uma Remodelação e Ampliação do edifício existente, foi elaborada uma análise de toda a envolvente, acessos, potenciais zonas de implantação e expansão do novo programa, estando previsto uma nova Biblioteca Escola (BE), um novo Jardim de Infância (JI), novas Salas de Aula, assim como novos espaços com novas valências e melhores condições das existentes. 
 
A implantação dos novos espaços apresenta-se individualizada para cada bloco, permitindo com que estes tenham um funcionamento independente entre si. No entanto, de forma a criar uma coesão entre todo o programa, é proposta "uma fita" que, apoiadas sobre pilares metálicos, se distribui e abraça todos os blocos garantido um percurso dinâmico e protegido desde a entrada da escola até ao último bloco.
 
Este projeto carateriza-se especialmente pelo uso da cor que vai demarcando os diversos espaços e zonas, em que planos coloridos se vão distribuindo pelas fachadas, pelos interiores, pelo mobiliário urbano, como se de projeções se tratassem, estimulando o sistema sensorial e a imaginação dos mais novos. 
 
Os espaços exteriores de recreio, foram projetados de forma a oferecerem uma diversidade de espaços de estar, de brincadeiras, sombreamento e abrigo, caraterizando-o com diferentes texturas e materiais, levando as crianças a explorarem os diversos espaços, fazendo-as sentir parte deles. 
 
Em suma o projeto pretende transmitir um novo "rosto", alegre e incluso na comunidade, demarcando-se para que esta, utilize os espaços como a Biblioteca Escola e o Campo de Jogos exterior em atividades fora do período de utilização da escola.

A. Tereso

Últimos artigos
08 fev 2024
A Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
05 fev 2024
Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
04 ago 2023
Central Projectos são especialistas em escolas.
Estas escolas serão obrigadas a cumprir os compromissos climáticos assumidos com Bruxelas. Por isso, em cada um dos investimentos deverão ser implementadas medidas de eficiência energética, assegurando uma redução do consumo de energia primária em, pelo menos, 30%.
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.