24 set 2019

SUSTENTABILIDADE DA CONSTRUÇÃO CIVIL: A UTILIZAÇÃO DE TIJOLOS ECOLÓGICOS

Categoria Alterações Climáticas
  • SUSTENTABILIDADE DA CONSTRUÇÃO CIVIL: A UTILIZAÇÃO DE TIJOLOS ECOLÓGICOS
  • SUSTENTABILIDADE DA CONSTRUÇÃO CIVIL: A UTILIZAÇÃO DE TIJOLOS ECOLÓGICOS
  • SUSTENTABILIDADE DA CONSTRUÇÃO CIVIL: A UTILIZAÇÃO DE TIJOLOS ECOLÓGICOS
  • SUSTENTABILIDADE DA CONSTRUÇÃO CIVIL: A UTILIZAÇÃO DE TIJOLOS ECOLÓGICOS
A produção de tijolos ecológicos vem se tornando cada vez mais frequente. Este tipo de material, provoca impactos menos negativos no meio ambiente, pois utiliza na sua composição materiais que seriam considerados resíduos e descartados na natureza, promovendo assim, uma reutilização dos mesmos.
Há vários tipos de tijolos ecológicos: aqueles que permitem um encaixe a seco, como os tijolos de argila, confecionados com sistema macho-fêmea, sem a utilização de quase nenhuma argamassa; os que são produzidos a partir de um processo a frio, como os tijolos chamados solo-cimento, evitando a emissão de gases poluentes na atmosfera, e por fim, os mais inovadores, tijolos que são constituídos de materiais recicláveis.
Os materiais utilizados nos tijolos recicláveis podem ser de inúmeras vertentes, como vidro, plástico, pneu, resíduos gerados pela própria construção civil e até mesmo resíduos orgânicos como cinzas do bagaço de cana-de-açúcar e fibra de coco. É importante, contudo, identificar o melhor material para a finalidade da alvenaria que se deseja.
Além de promover a redução de resíduos no meio ambiente, a produção desse tipo de tijolo reduz a demanda energética, pode contribuir para construção de edificações que não necessitam de uma estrutura muito elaborada, e também, gerar oportunidades locais.
Recentemente, a Unicef declarou apoio a construção de uma fábrica de tijolos com plástico reciclado a ser realizada na Costa do Marfim. Os tijolos serão constituídos de 100% plástico reciclado, possuindo resistência ao fogo. Também serão 40% mais baratos e 20% mais leves. Quanto comparados aos tijolos convencionais, terão uma durabilidade superior de centenas de anos. Também serão à prova de água, bem isolados e resistirão a ventos fortes.

A. Galvão

Fonte: LUSA. Unicef apoia construção de tijolos com plástico reciclado. 2019. Disponível em: . Acesso em: 03 set. 2019.

Imagens:
https://www.condominiosverdes.com.br/tijolo-e-produzido-a-partir-de-plasticos-retirados-dos-oceanos/
https://verdeequipamentos.com.br/tijolo-ecologico/

Últimos artigos
30 jul 2020
Assinatura do Auto de Consignação da Ampliação de Lar de Idosos da Irmandade da Nossa Senhora das Necessidades – Fiscalização da Central Projectos
A obra prevê a ampliação do edificado existente com a construção de um volume novo com 3 pisos, com 13 novos quartos duplos ao nível do piso superior, com uma nova clínica de medicina física e de reabilitação criada ao nível do rés-do-chão e, no piso inferior, com lavandaria e áreas técnica. 
22 jul 2020
COVID-19: Prevenção e Controlo de Infeção no Setor da Construção
Apesar do período de confinamento que ocorreu no nosso país, a construção foi um setor que nunca cessou suas atividades. Nos últimos tempos, principalmente na zona de Lisboa e vale do Tejo, foi reportado um aumento significativo do contágio de colaboradores neste setor, o que fazia adivinhar a tomada de medidas pelas autoridades competentes.
10 jul 2020
O MERCADO IMOBILIÁRIO E A CRISE EM PORTUGAL
É certo que os efeitos do COVID-19 afetarão de forma extrema a economia portuguesa, uma vez que sua maior percentagem vem através do turismo. Contudo, essa quebra da economia estaria maior caso não fosse os investimentos imobiliários e em construção no país.
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.