19 jul 2019

Bim para Preparação de Obra

Categoria Tendências na área da construção civil
  • Bim para Preparação de Obra

Nos tempos que correm, tem-se verificado a falta de mão de obra especializada, em obra. Este aspeto aliado ao objetivo principal de redução de custos, torna o planeamento e a preparação de obra, fatores fundamentais para o desenrolar dos trabalhos sem imprevistos. Na Central Projectos encontramo-nos a desenvolver trabalhos de preparação de obra para a Europa, especialmente para países em que este problema é mais notório. Adaptaram-se à nova realidade, encontrando alternativas na perspetiva do desenvolvimento e da otimização.

A Central Projectos executa planos de obra, que consistem na representação detalhada de todos os elementos estruturais por níveis ou pisos, nomeadamente, planos de cofragem e planos de distribuição de armadura. Na execução desses planos, utilizamos um software Bim para pormenorização detalhada de estruturas em betão armado ou outro tipo de material. Ao modelar uma arquitetura em 3D, fica-se com uma perspetiva realista do edifício, conseguindo desta forma detetar zonas de conflito ou de pormenorização mais específicos. Após a modelação dos elementos estruturais, avançamos para a distribuição de armaduras nesses elementos. Este software permite-nos retirar uma listagem das quantidades de armadura utilizadas, discriminadas por diâmetro e de acordo com a nomenclatura utilizada para as diferentes dobragens de armaduras. Permite-nos ainda, criar um ficheiro de dados apenas lido por máquinas específicas de corte e dobragem de armadura. A encomenda de aço é feita através da entrega deste ficheiro à fábrica, que corta e dobra o aço mecanicamente, poupando muito tempo, trabalho e reduzindo custos em obra. Após a entrega da encomenda, é só aplicar o varão com a nomenclatura correta e indicada no plano preparado pela Central Projectos e previamente enviado para obra.


Esta forma de trabalho permite, também, reduzirem-se erros a todos os níveis, desde o projeto à execução em obra.


Autora:PF

Últimos artigos
08 fev 2024
A Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
05 fev 2024
Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
04 ago 2023
Central Projectos são especialistas em escolas.
Estas escolas serão obrigadas a cumprir os compromissos climáticos assumidos com Bruxelas. Por isso, em cada um dos investimentos deverão ser implementadas medidas de eficiência energética, assegurando uma redução do consumo de energia primária em, pelo menos, 30%.
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.