14 mai 2019

Projeto de Unidade Industrial e Muros - TOSCCA

Categoria Projetos
  • Projeto de Unidade Industrial e Muros - TOSCCA


O projeto de construção da unidade industrial e respetivos muros, surge após os incêndios de outubro de 2017 que destruíram na totalidade a unidade industrial existente.



Os requisitos solicitados pelo promotor, incidiram essencialmente no exercício da mesma atividade, mas organizada de outra forma. O conjunto de operações existentes mantiveram-se, mas com maior automação, maior racionalidade e com o incremento da extrusão de PVC e Perfilagem de postes metálicos.



Uma vez que o declive do terreno existente é bastante acentuado, foi necessário um trabalho apurado de otimização da instalação da unidade fabril, tendo sido opção o rebaixe da cota superior em cerca de 4 metros com o desenvolvimento da nova instalação à mesma cota.



Genericamente encontra-se prevista a instalação da nova área social em novo lote adquirido, contíguo às instalações existente. Paralelamente está considerada a construção de dois pavilhões paralelos à estrada, que serão a âncora edificada da empresa, permitindo um aproveitamento das edificações. Um terceiro pavilhão implementa-se ainda a sul da zona de implantação, aberto dos lados mas de abrigo aos equipamentos que pela sua natureza e dimensão não fazem sentido estarem " enclausurados" - destroçador, serração, descasque e secagem.



A arquitetura ficou a cargo do Arquiteto Pedro Aleixo, tendo a Central Projectos desenvolvido as especialidades de engenharia entre elas, a estabilidade, as infraestruturas hidráulicas, a acústica, a segurança contra incêndios e o RECS.



De referenciar algumas das soluções/requisitos tidos nas especialidades de engenharia, nomeadamente:
• Na estabilidade, foram consideradas estruturas de betão, metálicas e de madeiras. No pavilhão/armazém de maiores dimensões e foi prevista uma estrutura pré-fabricada de betão armado que permitiu reduzir significativamente o tempo de execução em obra de todo o edifício. Nos restantes edifícios o betão armado foi em suporte da estrutura metálica e fundações, betonadas "in-situ".
• Nos restantes edifícios foi aplicada uma estrutura metálica constituída por pórticos planos formados por perfis de alma cheia. A madeira foi prevista nas vigas, em alguns elementos de travamento e contraventamento e madres da cobertura do pavilhão/armazém;
• Nas infraestruturas hidráulicas de abastecimento de água, foram previstas infraestruturas para abastecimento de água para consumo Humano, para utilização em produção, para combate a incêndio, tendo sido dada especial atenção a esta utilização;
• Nas infraestruturas hidráulicas de drenagem de águas residuais, foi prevista a drenagem das águas residuais domésticas, a drenagem das águas residuais de produção e respetiva utilização das mesmas, a drenagem das águas residuais pluviais de coberturas e drenagem das águas residuais pluviais de pavimentos.


O projeto de edifícios industriais é uma das principais valências da Central Projectos, promovendo nos seus edifícios as melhores soluções técnico-económicas.

Autor: BF 

Últimos artigos
08 fev 2024
A Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
05 fev 2024
Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
04 ago 2023
Central Projectos são especialistas em escolas.
Estas escolas serão obrigadas a cumprir os compromissos climáticos assumidos com Bruxelas. Por isso, em cada um dos investimentos deverão ser implementadas medidas de eficiência energética, assegurando uma redução do consumo de energia primária em, pelo menos, 30%.
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.