08 mai 2019

Escolhas de Projeto: Soluções no Presente e impactes no Futuro

Categoria Artigos de Opinião
  • Escolhas de Projeto: Soluções no Presente e impactes no Futuro
Numa altura em que os custos de construção aumentam consistentemente há meses consecutivos, os intervenientes ponderam várias formas de conseguirem reduzir os custos e otimizar os recursos. 
 
Para o caso especifico dos proprietários e investidores uma questão se coloca: será prudente reduzir os custos do investimento para fazer face a esta subida, podendo com isto comprometer os custos com a manutenção, a conservação e a desconstrução num futuro mais ou menos longínquo?
 
É comumente aceite que a maioria das opções de construção com uma política de redução dos custos inicialmente investidos origina despesas de manutenção mais elevadas no imediato, mas ainda mais significativos são os gastos com a conservação a médio e longo prazo.
 
Para contrariar esta presunção, surgem sempre arautos com a necessidade de descoberta de soluções e avanços tecnológicos que revolucionam o conhecimento, rentabilização dos recursos, aumentam a eficiência e contribuem para o desenvolvimento da humanidade. Contudo, deve-se sempre conhecer com rigor todas as faces da moeda e aferir que os custos das soluções que parecem "milagreiras" não virão a desencaminhar em autênticos "calvários" no futuro.
 
Importa recordar um material revolucionário amplamente utilizado no pós-Segunda Guerra Mundial, que devido às suas propriedades (elasticidade, resistência mecânica, incombustibilidade, bom isolamento térmico e acústico, elevada resistência a altas temperaturas, aos produtos químicos, à putrefação e à corrosão) teve inúmeras aplicações na indústria da construção, sendo aplicado nas mais diversas áreas, tais como: revestimentos, coberturas, tubagens, materiais ignífugos, isolamentos térmicos e acústicos, entre outros. Porém esse material está proibido na União Europeia desde 2005, mas devido à grande popularidade até quase ao final do século passado e principalmente pelo baixo custo de aquisição, está ainda presente em mais de meio milhão de edifícios por todo o país, causando anualmente dezenas de mortes, somente pela doença que está associada à sua exposição: mesotelioma (LNSA).
 
É importante que, quando se ponderam soluções para a construção, sejam ouvidos profissionais com conhecimento e experiência adequados, para que no futuro não se venham a ter que debater com desventuras, como ainda se faz relativamente ao amianto.
 
A Central Projectos encontra-se há mais de 26 anos a elaborar projetos com soluções racionais e eficientes, procurando dar resposta a todos os requisitos dos seus clientes, concebendo o presente mas com o pensamento no futuro.
 
P.Palhinha 
 
 

Bibliografia:

https://sosamianto.pt/numeros-do-amianto

https://www.deco.proteste.pt/familia-consumo/bebes-criancas/noticias/amianto-como-lidar-com-o-perigo

https://www.dgs.pt/paginas-de-sistema/saude-de-a-a-z/amianto.aspx

 

Últimos artigos
08 fev 2024
A Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
05 fev 2024
Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
04 ago 2023
Central Projectos são especialistas em escolas.
Estas escolas serão obrigadas a cumprir os compromissos climáticos assumidos com Bruxelas. Por isso, em cada um dos investimentos deverão ser implementadas medidas de eficiência energética, assegurando uma redução do consumo de energia primária em, pelo menos, 30%.
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.