16 abr 2019

Utilização de laser para modelação 3D

Categoria Tendências na área da construção civil
  • Utilização de laser para modelação 3D
A ciência mais do que nunca é baseada no universo digital e sendo a arquitetura e a engenharia duas das suas vertentes, é fundamental conhecer ferramentas que contribuam para as compreender.
 
O varrimento laser tridimensional é uma dessas ferramentas que apenas passou a ser utilizada para práticas civis na época de 90, através de empresas ligadas à informação geográfica. Trata-se de uma tecnologia que utiliza a luz laser para determinação de uma nuvem de pontos de uma forma quase contínua e quase em tempo real, assumindo a forma 3D, com as suas coordenadas cartesianas x, y e z e com informação de cor.
 
A nuvem de pontos é alvo de posterior tratamento, através do vasto leque de softwares e plataformas disponíveis no mercado, sendo transformada em geometrias mais complexas como poligonais e superfícies paramétricas.
 
Uma das suas principais finalidades é a modelação 3D que poderá ser apresentada de diversas formas, sendo o modo texturado o que mais se ajusta à realidade do objeto alvo de levantamento. Trata-se ainda de uma peça essencial de apoio à medição, à animação, e à caracterização e monitorização de obras existentes.
 
Esta tecnologia veio revolucionar os métodos tradicionais utilizados para levantamento do existente, proporcionando:
     • O registo de uma quantidade de pontos impraticável por métodos diretos;
     • Versatilidade e segurança, não sendo nociva;
     • Um maior detalhe e precisão de dados;
     • A redução de erros e custos;
     • Uma melhoria do processo projeto/modelo.
 
Refira-se ainda que dependendo do equipamento, da distância e das características do objeto a levantar, a precisão poderá ser milimétrica, permitindo partir da realidade já no computador para o desenvolvimento do projeto. No entanto, o processo de tratamento pode vir a ser bastante moroso dado o grande número de informação que é recolhido, carecendo complementarmente de um hardware robusto.
 
Na Central Projectos encontramo-nos atualmente a desenvolver um projeto de uma cobertura a incorporar sobre ruas existentes, que tira partido desta tecnologia. Estamos atentos ao progresso desta e de outras tecnologias para incorporação na nossa área de intervenção, já que quando estas são aliadas a técnicas de análise e modelação 3D, permitem a visualização, manipulação, transformação e a fusão com outros dados, dão origem a soluções inovadoras, baseadas na otimização do custo e do tempo.

C. Carvalho

Últimos artigos
08 fev 2024
A Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
05 fev 2024
Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
04 ago 2023
Central Projectos são especialistas em escolas.
Estas escolas serão obrigadas a cumprir os compromissos climáticos assumidos com Bruxelas. Por isso, em cada um dos investimentos deverão ser implementadas medidas de eficiência energética, assegurando uma redução do consumo de energia primária em, pelo menos, 30%.
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.