19 fev 2019

A Importância da Reabilitação na Conservação do Património Cultural

Categoria Artigos de Opinião
  • A Importância da Reabilitação na Conservação do Património Cultural
  • A Importância da Reabilitação na Conservação do Património Cultural
  • A Importância da Reabilitação na Conservação do Património Cultural

A identidade cultural de cada cidade é, muitas vezes, transmitida por testemunhos físicos dos nossos antepassados, como por exemplo, através de obras de engenharia por estes realizados. Em Portugal são vários os edifícios e os espaços que remetem para séculos de história humana e da engenharia, tendo sido possível, ao longo do tempo, estudar a engenharia aplicada à construção civil por gerações ancestrais, e evoluir, quer a nível de materiais utilizados, quer a nível de técnicas construtivas.

É plausível afirmar que os nossos antepassados não dispunham do conhecimento e da tecnologia a que temos acesso nos dias de hoje, no entanto é extraordinária a engenharia incutida por estes em cada obra realizada. Grande parte dos edifícios históricos que hoje podemos contemplar apresenta uma grande robustez estrutural, que lhes permitiu a sua sobrevivência ao longo dos anos. Apesar desta robustez, com o passar do tempo é normal assistir-se a uma degradação progressiva das suas estruturas, quer por causas naturais, como o envelhecimento próprio dos materiais utilizados na construção, a exposição às ações climáticas, infiltrações de água, problemas ao nível das fundações..., quer por causas humanas, como por exemplo o vandalismo ou a indevida utilização de edifícios.

Deste modo, a reabilitação de obras de engenharia civil surge também da necessidade de manter contacto com os testemunhos culturais do passado, visando aumentar a vida útil de edifícios ou de zonas de grande valor histórico garantindo a sua funcionalidade e modernização, mas preservando, ao mesmo tempo, as partes que transmitem os seus valores histórico, cultural e arquitetónico.

Num país quase milenar, a reabilitação deveria ser encarada como uma prioridade a nível nacional, no entanto existe ainda a ideia de que criar um edifício a partir do zero é o modo mais simples de construir. Ao longo dos últimos anos tem-se assistido a uma mudança deste princípio enraizado durante décadas, passando a dar-se importância à manutenção viva da identidade cultural de cada região de Portugal, para que os nossos antepassados, as nossas raízes, não fiquem esquecidas algures na história do nosso país.

Para além da importância cultural, existe todo o interesse na reabilitação dos pontos de vista estético e económico. Quando com reabilitações se consegue manter esta identidade cultural, o resultado é frequentemente uma cidade mais agradável e culturalmente interessante, com consequentes potenciais ganhos económicos através do turismo e da valorização patrimonial.

A Central Projectos é composta por uma equipa técnica experiente e dedicada, capaz de desenvolver projetos de reabilitação adequados a cada tipo de construção, procurando soluções eficazes e pouco intrusivas, com o objetivo de modernizar o edificado, mantendo viva a nossa história cultural.

 

R. Maneira
 

Projetos de reabilitação elaborados pela Central Projectos:

     - Reabilitação - Edifício Auto Industrial

     - Reabilitação da Casa da Cultura de Cantanhede

     - Centro de Medicina e Reabilitação Rovisco Pais

       - Remodelação de Lar de Idosos

 

 

Para mais informação aceda ao nosso portefólio .

 

 

 

 

 


 
 
Últimos artigos
08 fev 2024
A Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
05 fev 2024
Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
04 ago 2023
Central Projectos são especialistas em escolas.
Estas escolas serão obrigadas a cumprir os compromissos climáticos assumidos com Bruxelas. Por isso, em cada um dos investimentos deverão ser implementadas medidas de eficiência energética, assegurando uma redução do consumo de energia primária em, pelo menos, 30%.
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.