15 jan 2019

Água Não Faturada

Categoria Indicadores ERSARP
  • Água Não Faturada

 

Assunto: Indicadores ERSARP

Título: Água Não Faturada

 

Anualmente, a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal (ERSARP), publica o relatório anual do setor onde divulga informação relevante e de referência sobre os serviços de abastecimento público de água, de saneamento de águas residuais urbanas e de gestão de resíduos urbanos. Em Dezembro de 2018 foi publicado o mais recente relatório, com os dados referentes ao ano transato.

Um dos indicadores a que anualmente acedemos com maior curiosidade é o de Água Não Faturada. Este indicador, conforme descrito na própria publicação da ERSAR, pretende “(…) avaliar o nível de perdas económicas correspondentes à água que, apesar de ser captada, tratada, transportada, armazenada e distribuída, não chega a ser faturada aos utilizadores.” Simplificadamente, o indicador é definido como a percentagem de água entrada no sistema e que não é faturada.

A água não faturada confunde-se recorrentemente com perdas de água por fugas na rede, no entanto, ela engloba um leque mais abrangente de utilizações como a água utilizada em fontanários e lagos urbanos, água utilizada na limpeza de condutas, água cedida gratuitamente a coletividades e mesmo água furtada através de ligações ilegais, por exemplo. Não obstante, tal como referido na definição, é água que é “(…) captada, tratada, transportada, armazenada e distribuída (…)”, ou seja, é água que representa um custo para as entidades gestoras.

Em 2018, em Portugal, a Água não faturada nos sistemas em baixa (simplificadamente as redes de distribuição de água nos aglomerados populacionais) foi de cerca de 30,2%, enquanto nos sistemas em alta (simplificadamente os sistemas que tratam da captação, tratamento, transporte até aos aglomerados populacionais e armazenamento) foi de cerca de 4,9%, pelo que, de acordo com os parâmetros estipulados:

Qualidade do serviço boa                  -           [0,0; 20,0]

Qualidade do serviço mediana          -           [20,0; 30,0]

Qualidade do serviço insatisfatória    -           [30,0; 100]

 conclui-se que a percentagem de água não faturada é insatisfatória no serviço em baixa.

Ao verificarmos os resultados por entidade gestora de serviço em baixa, em termos qualitativos, obtemos a dispersão em Portugal Continental que em seguida se reproduz.

 

Fonte: RELATÓRIO ANUAL DOS SERVIÇOS DE ÁGUAS E RESÍDUOS EM PORTUGAL | 2018 | Volume 1

 

Quando confrontamos este indicador com os valores dos últimos anos, verificamos que o mesmo se tem mantido estável, o que, face ao mesmo, não será necessariamente um bom desempenho.

 

Fonte: RELATÓRIO ANUAL DOS SERVIÇOS DE ÁGUAS E RESÍDUOS EM PORTUGAL | 2018 | Volume 1

 

Refinando a nossa análise aos dados apresentados deste indicador, os valores obtidos para água não faturada atingem uma dispersão enorme em Portugal, variando entre os 76.9% de Macedo de Cavaleiro, por exemplo, até aos 5,1% da Infraquinta, no Algarve. Na zona Centro, a dispersão deste indicador por entidade é a constante nas imagens seguintes:

 

Fonte: RELATÓRIO ANUAL DOS SERVIÇOS DE ÁGUAS E RESÍDUOS EM PORTUGAL | 2018 | Volume 1


A Água não Faturada não representa necessariamente, por definição, um desperdício. No entanto, quando confrontados com valores da ordem dos 50%, 60%, 70% da água captada, tratada, transportada e armazenada que não é depois faturada, não podemos deixar de nos preocupar com a sustentabilidade do sistema.

Na Central Projectos reunimos uma equipa especializada com capacidade para trabalhar em conjunto com as entidades gestoras e efetuar avaliações concretas sobre os sistemas urbanos de distribuição de água, identificando as suas principais fraquezas e auxiliando na concretização de soluções que permitam de facto melhorar os níveis de serviço.

O investimento em infraestruturas deve deixar de ser encarado como um custo, mas sim como um investimento de facto na economia, no presente e no futuro. No Reino Unido, por exemplo, estima-se que as Entidades Gestoras de Sistemas de Água e Saneamento venham a gastar cerca de 50 biliões de Libras durante o próximo quadro de investimentos (entre 2020 e 2025) na melhoria dos seus serviços e dos seus planos de negócios. Ao mesmo tempo preveem a diminuição da fatura ao consumidor em cerca de 4% em média com a diminuição dos volumes de fugas e perdas em cerca de 16% ao longo deste período de 5 anos como fruto deste investimento.

B. Henriques

 

Últimos artigos
08 fev 2024
A Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
05 fev 2024
Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
04 ago 2023
Central Projectos são especialistas em escolas.
Estas escolas serão obrigadas a cumprir os compromissos climáticos assumidos com Bruxelas. Por isso, em cada um dos investimentos deverão ser implementadas medidas de eficiência energética, assegurando uma redução do consumo de energia primária em, pelo menos, 30%.
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.