05 nov 2018

Manutenção de Certificação SGQ pela CP – Transição para nova Norma

Categoria Empresa
  • Manutenção de Certificação SGQ pela CP – Transição para nova Norma

A ISO 9001 é a norma de sistemas de gestão mais utilizada, constituindo-se como uma referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão daQualidade.

Em 2007, a Central Projectos iniciou o processo de implementação do Sistema deGestão da Qualidade (SGQ) de acordo com a NP EN ISO 9001:2000, tendo obtido acertificação em novembro de 2008.

A 25 de Setembro de 2015, foi publicada a nova versão da norma ISO 9001 a qual veio introduzir alterações significativas quando comparada com a versão anterior:

A abordagem por processos

          - PDCA (Plan-Do-Check-Act) de melhoria contínua

          - Pretende interagir com outros sistemas de gestão

          - Promove o pensamento baseado no risco, ou seja, identifica, qualifica e gere o risco

          - Contempla uma cláusula dedicada à Liderança

          - Abolição do Manual da Qualidade

          - Exigência de informação documentada

          - Promover o conhecimento como recurso.

O prazo para a transição do SGQ à nova norma era o dia 18 de Setembro de 2018. No entanto a Central Projectos optou por proceder logo em 2017 e com sucesso à transição do seu SGQ e, consequentemente, à sua certificação segundo a NP EN ISO 9001:2015 que presentemente detém.

Após um ano guiado pela norma ISO 9001:2015, a Central Projectos constata que o seu Sistema de Gestão da Qualidade está mais consolidado e oferece de facto algumas vantagens para a organização:

          - Destaca-a da concorrência, assegurando conformidade com a norma deste sistema de gestão da qualidade (SGQ) de reconhecimento internacional

          - Trata-se de uma decisão estratégica da Organização, ou seja, tomada ao mais alto nível de decisão para servir um propósito específico e obter resultados;

          - Promove a partilha de conhecimento, o pensamento baseado no risco e a melhoria contínua identificando situações de risco e permitindo evitar a sua recorrência;

          - Permite à Central Projectos potenciar continuamente o desempenho geral;

          - Permite à Central Projectos manter o foco na promoção de serviços de qualidade ao cliente.

Numa opinião mais pessoal, verificamos que a certificação de um Sistema de Gestão deixou de ser requisito obrigatório, ou mesmo solicitado, em concursos públicos. Isto é, possuir um Sistema de Gestão certificado deixa de ser reconhecido como uma mais-valia e um fator diferenciador no mercado público, afastando-nos assim da cultura de exigência europeia que a Norma em si traduz.

Reconhecendo as potenciais vantagens de um Sistema de Gestão certificado e a aposta na melhoria contínua, a Central Projectos opta por manter-se fiel a 10 anos de investimento em inovação e crescimento. Em Outubro de 2018, a Central Projectos foi alvo de auditoria por entidade externa creditada estando neste momento a aguardar a publicação do parecer final para consagrar a manutenção do SGQ segundo a nova norma.

M. Francisco

Últimos artigos
08 fev 2024
A Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
05 fev 2024
Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
04 ago 2023
Central Projectos são especialistas em escolas.
Estas escolas serão obrigadas a cumprir os compromissos climáticos assumidos com Bruxelas. Por isso, em cada um dos investimentos deverão ser implementadas medidas de eficiência energética, assegurando uma redução do consumo de energia primária em, pelo menos, 30%.
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.