29 ago 2017

CENTRO 2020 prolonga o programa que apoia municípios a reabilitar edifícios sociais

Categoria Consultadoria
  • CENTRO 2020 prolonga o programa que apoia municípios a reabilitar edifícios sociais

O CENTRO 2020 prorrogou, recentemente, a data limite da candidatura ao programa "Reabilitação nos bairros sociais (Eficiência Energética)", até ao dia 31 de dezembro, no sentido de apoiar os municípios da região na reabilitação de bairros sociais.

O objetivo deste programa foca-se no apoio a projetos que contemplem a implementação de ações que visem aumentar a eficiência energética e a utilização de energias renováveis para autoconsumo em edifícios de habitação social.

São elegíveis obras destinadas a aumentar a eficiência energética no setor da habitação social, conduzindo à racionalização dos consumos, por via de:

• Intervenções na envolvente opaca dos edifícios, com o objetivo de proceder à instalação de isolamento térmico em paredes, pavimentos, coberturas e caixas de estore;

• Intervenções na envolvente envidraçada dos edifícios, nomeadamente através da substituição de caixilharia com vidro simples, e caixilharia com vidro duplo sem corte térmico, por caixilharia com vidro duplo e corte térmico, ou solução equivalente em termos de desempenho energético e respetivos dispositivos de sombreamento;

• Intervenções nos sistemas de produção de AQS sanitária e em outros sistemas técnicos, através otimização dos sistemas existentes ou da substituição dos sistemas existentes por sistemas de elevada eficiência;

• Iluminação interior;

• Instalação de sistemas e equipamentos que permitam a gestão de consumos de energia, por forma a contabilizar e gerir os consumos de energia, gerando assim economias e possibilitando a sua transferência entre períodos tarifários;

• Intervenções nos sistemas de ventilação, iluminação e outros sistemas energéticos das partes comuns dos edifícios, que permitam gerar economias de energia;

• Intervenções ao nível da promoção de energias renováveis na habitação social para autoconsumo desde que façam parte de soluções integradas que visem a eficiência energética, nas quais se inclui:
o Instalação de painéis solares térmicos para produção de água quente sanitária;
o Instalação de sistemas de produção de energia para autoconsumo a partir de fontes de energia renovável.

• Auditorias, estudos, diagnósticos e análises energéticas necessárias à realização dos investimentos bem como a avaliação "ex-post" independente que permita a avaliação e o acompanhamento do desempenho e da eficiência energética do investimento.

A Central Projectos tem uma vasta experiência na elaboração de projeto de reabilitação e está a desenvolver alguns projetos para este programa.

Contacte-nos por e-mail para [email protected] ou para o telefone 919674123.

Últimos artigos
08 fev 2024
A Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
05 fev 2024
Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
04 ago 2023
Central Projectos são especialistas em escolas.
Estas escolas serão obrigadas a cumprir os compromissos climáticos assumidos com Bruxelas. Por isso, em cada um dos investimentos deverão ser implementadas medidas de eficiência energética, assegurando uma redução do consumo de energia primária em, pelo menos, 30%.
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.