24 set 2019

SUSTENTABILIDADE DA CONSTRUÇÃO CIVIL: A UTILIZAÇÃO DE TIJOLOS ECOLÓGICOS

Categoria Alterações Climáticas
  • SUSTENTABILIDADE DA CONSTRUÇÃO CIVIL: A UTILIZAÇÃO DE TIJOLOS ECOLÓGICOS
  • SUSTENTABILIDADE DA CONSTRUÇÃO CIVIL: A UTILIZAÇÃO DE TIJOLOS ECOLÓGICOS
  • SUSTENTABILIDADE DA CONSTRUÇÃO CIVIL: A UTILIZAÇÃO DE TIJOLOS ECOLÓGICOS
  • SUSTENTABILIDADE DA CONSTRUÇÃO CIVIL: A UTILIZAÇÃO DE TIJOLOS ECOLÓGICOS
A produção de tijolos ecológicos vem se tornando cada vez mais frequente. Este tipo de material, provoca impactos menos negativos no meio ambiente, pois utiliza na sua composição materiais que seriam considerados resíduos e descartados na natureza, promovendo assim, uma reutilização dos mesmos.
Há vários tipos de tijolos ecológicos: aqueles que permitem um encaixe a seco, como os tijolos de argila, confecionados com sistema macho-fêmea, sem a utilização de quase nenhuma argamassa; os que são produzidos a partir de um processo a frio, como os tijolos chamados solo-cimento, evitando a emissão de gases poluentes na atmosfera, e por fim, os mais inovadores, tijolos que são constituídos de materiais recicláveis.
Os materiais utilizados nos tijolos recicláveis podem ser de inúmeras vertentes, como vidro, plástico, pneu, resíduos gerados pela própria construção civil e até mesmo resíduos orgânicos como cinzas do bagaço de cana-de-açúcar e fibra de coco. É importante, contudo, identificar o melhor material para a finalidade da alvenaria que se deseja.
Além de promover a redução de resíduos no meio ambiente, a produção desse tipo de tijolo reduz a demanda energética, pode contribuir para construção de edificações que não necessitam de uma estrutura muito elaborada, e também, gerar oportunidades locais.
Recentemente, a Unicef declarou apoio a construção de uma fábrica de tijolos com plástico reciclado a ser realizada na Costa do Marfim. Os tijolos serão constituídos de 100% plástico reciclado, possuindo resistência ao fogo. Também serão 40% mais baratos e 20% mais leves. Quanto comparados aos tijolos convencionais, terão uma durabilidade superior de centenas de anos. Também serão à prova de água, bem isolados e resistirão a ventos fortes.

A. Galvão

Fonte: LUSA. Unicef apoia construção de tijolos com plástico reciclado. 2019. Disponível em: . Acesso em: 03 set. 2019.

Imagens:
https://www.condominiosverdes.com.br/tijolo-e-produzido-a-partir-de-plasticos-retirados-dos-oceanos/
https://verdeequipamentos.com.br/tijolo-ecologico/

Últimos artigos
08 fev 2024
A Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
05 fev 2024
Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
04 ago 2023
Central Projectos são especialistas em escolas.
Estas escolas serão obrigadas a cumprir os compromissos climáticos assumidos com Bruxelas. Por isso, em cada um dos investimentos deverão ser implementadas medidas de eficiência energética, assegurando uma redução do consumo de energia primária em, pelo menos, 30%.
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.