06 set 2019

O FIM do SOLO URBANIZÁVEL no PDM DE COIMBRA?

Categoria Projetos
  • O FIM do SOLO URBANIZÁVEL no PDM DE COIMBRA?
O SOLO URBANIZÁVEL previsto no Plano Diretor Municipal (PDM) de Coimbra será, em princípio, reclassificado. Passará a constar em PDM como solo urbano ou solo rústico. Os proprietários de terrenos inseridos nestas zonas poderão até 13 de setembro de 2019 dar a sua opinião através duma participação preventiva.
Esta alteração resulta de uma imposição nacional resultante do quadro jurídico estabelecido pela Lei n.º 31/2014, de 30 de maio.
A Câmara Municipal de Coimbra, na sua reunião pública realizada a 18 de abril de 2019, deliberou (deliberação n.º 1003/2019), por unanimidade, aprovar a abertura do procedimento de alteração (2.ª alteração) do Plano Diretor Municipal de Coimbra. De acordo com a referida deliberação, esta alteração tem como principal âmbito a conformação e a adequação do PDM ao novo quadro jurídico estabelecido pela Lei n.º 31/2014, de 30 de maio (Lei de Bases Gerais da Política Pública de Solos, de Ordenamento do Território e de Urbanismo), e pelo Decreto -Lei n.º 80/2015, de 14 de maio (Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial), o qual institui um novo sistema de classificação do solo, em solo urbano e solo rústico, que opta por uma lógica de efetiva e adequada afetação do solo urbano ao solo parcial ou totalmente urbanizado ou edificado, eliminando a categoria operativa de solo urbanizável.
Refere ainda a deliberação que a "categoria operativa de solo urbanizável encontra-se inscrita no conteúdo do Plano Diretor Municipal de Coimbra, pelo que, fundamentalmente, irá proceder-se à aplicabilidade material dos critérios de classificação do solo, nos termos do Decreto Regulamentar n.º 15/2015, de 19 de agosto, às áreas do território integradas em solo urbanizável e, em razão disso, determinar a sua classificação como solo rústico ou solo urbano".
A Câmara Municipal de Coimbra deliberou, ainda, "estabelecer um período de participação preventiva, de 20 (vinte) dias, contados a partir do quinto dia útil à data da publicação do presente Edital no Diário da República, para a formulação de sugestões e para a apresentação de informações, sobre quaisquer questões que possam ser consideradas no âmbito do presente procedimento de alteração do Plano Diretor Municipal de Coimbra".

J. Catarino

Últimos artigos
12 nov 2019
Reabilitação do Edifício Multiusos de Pampilhosa da Serra
08 nov 2019
Empreitada de Fecho de Sistema de Abastecimento de Água em Baixa – Sistema de Celavisa – Subsistema de Abastecimento de Água de Jurjais
04 nov 2019
Projeto da Ampliação da Rede de Drenagem de Águas Residuais Domésticas do Concelho de Cantanhede
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.