22 ago 2019

Beneficiação do Regadio de Raivo – Águeda

Categoria Projetos
  • Beneficiação do Regadio de Raivo – Águeda
  • Beneficiação do Regadio de Raivo – Águeda
  • Beneficiação do Regadio de Raivo – Águeda
Encontra-se em fase de concurso de obra, o projeto de beneficiação e reconstrução do Regadio do Raivo a situar na localidade do Raivo, no concelho de Águeda, cujo dono de obra é a Junta de Agricultores do Raivo. Trata-se de mais um dos projetos de beneficiação e modernização de regadios tradicionais, desenvolvido pela Central Projectos e integrado no Programa de Desenvolvimento Rural 2020, o principal instrumento de apoio ao desenvolvimento de projetos agrícolas, no âmbito do Quadro Comunitário 2014-2020.
A beneficiação do regadio em questão abrange uma área de cerca de 115 830 m2, passando todo este território de boa aptidão agrícola a ser beneficiado pelo regadio em questão, já que apesar da sua pré-existência no local, o mesmo após atravessar várias gerações, encontra-se atualmente desativado. O número de beneficiários da Junta de Agricultores do Raivo com este projeto é de 56.
O projeto consiste na reativação da captação junto a ribeira existente a norte da localidade do Raivo e respetiva reconstrução de açude outrora existente neste ponto de captação. A jusante da captação, procede-se à alteração de parte do traçado previamente existente à superfície para tubagem fechada, mantendo-se o escoamento gravitacional. A tubagem em questão passa a apresentar ligação a novo tanque de armazenamento em betão armado no local da antiga presa com incorporação de sistema de contabilização de caudal. Após esta acumulação, a levada é garantida pela impermeabilização de grande parte do seu comprimento, através da aplicação de meias manilhas superficiais, manilhas fechadas ou coletores enterrados.
A Central Projectos apresenta uma equipa profissional capaz de desenvolver projetos desta natureza, prestando assim o seu contributo para a valorização dos territórios e da sustentabilidade da atividade agrícola, promovendo o uso eficiente do recurso água para enfrentar os previsíveis tempos de escassez decorrentes das alterações climáticas.

C. Carvalho

Últimos artigos
12 nov 2019
Reabilitação do Edifício Multiusos de Pampilhosa da Serra
08 nov 2019
Empreitada de Fecho de Sistema de Abastecimento de Água em Baixa – Sistema de Celavisa – Subsistema de Abastecimento de Água de Jurjais
04 nov 2019
Projeto da Ampliação da Rede de Drenagem de Águas Residuais Domésticas do Concelho de Cantanhede
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.