22 ago 2019

Beneficiação do Regadio de Raivo – Águeda

Categoria Projetos
  • Beneficiação do Regadio de Raivo – Águeda
  • Beneficiação do Regadio de Raivo – Águeda
  • Beneficiação do Regadio de Raivo – Águeda
Encontra-se em fase de concurso de obra, o projeto de beneficiação e reconstrução do Regadio do Raivo a situar na localidade do Raivo, no concelho de Águeda, cujo dono de obra é a Junta de Agricultores do Raivo. Trata-se de mais um dos projetos de beneficiação e modernização de regadios tradicionais, desenvolvido pela Central Projectos e integrado no Programa de Desenvolvimento Rural 2020, o principal instrumento de apoio ao desenvolvimento de projetos agrícolas, no âmbito do Quadro Comunitário 2014-2020.
A beneficiação do regadio em questão abrange uma área de cerca de 115 830 m2, passando todo este território de boa aptidão agrícola a ser beneficiado pelo regadio em questão, já que apesar da sua pré-existência no local, o mesmo após atravessar várias gerações, encontra-se atualmente desativado. O número de beneficiários da Junta de Agricultores do Raivo com este projeto é de 56.
O projeto consiste na reativação da captação junto a ribeira existente a norte da localidade do Raivo e respetiva reconstrução de açude outrora existente neste ponto de captação. A jusante da captação, procede-se à alteração de parte do traçado previamente existente à superfície para tubagem fechada, mantendo-se o escoamento gravitacional. A tubagem em questão passa a apresentar ligação a novo tanque de armazenamento em betão armado no local da antiga presa com incorporação de sistema de contabilização de caudal. Após esta acumulação, a levada é garantida pela impermeabilização de grande parte do seu comprimento, através da aplicação de meias manilhas superficiais, manilhas fechadas ou coletores enterrados.
A Central Projectos apresenta uma equipa profissional capaz de desenvolver projetos desta natureza, prestando assim o seu contributo para a valorização dos territórios e da sustentabilidade da atividade agrícola, promovendo o uso eficiente do recurso água para enfrentar os previsíveis tempos de escassez decorrentes das alterações climáticas.

C. Carvalho

Últimos artigos
06 set 2019
O FIM do SOLO URBANIZÁVEL no PDM DE COIMBRA?
03 set 2019
Moradias em Fehraltorf – Suiça
30 ago 2019
Portugal vai ter 19 novos hospitais privados
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.