04 jun 2019

Bim na construção e a Realidade aumentada

Categoria Tendências na área da construção civil
  • Bim na construção e a Realidade aumentada
A evolução da tecnologia está a alterar o mundo da construção civil. A realidade aumentada está a transformar a forma como construímos nos últimos seculos. A mudança não se aplica apenas à forma como o arquiteto, engenheiro ou designer projeta e modela, mas também na forma como se constrói. 
 
Ao contrário da Realidade Virtual, que se baseia na criação de espaços independentes ao mundo real, a realidade aumentada acrescenta elementos virtuais a um espaço já existente. Criando assim uma ligação mais forte entre o projeto e a obra - aumentando a eficiência e precisão que por sua vez, reduz assim a percentagem de erro em execução de obra.
 
Temos presente a ideia, de que o espaço da obra é um sítio sujo e ruidoso. Apesar da tecnologia BIM venha dar um contributo para a redução desse incómodo, não evita por completo erros de obra ou algumas dúvidas, que por norma se traduzem em perdas de tempo e dinheiro durante o processo de correção desses erros. 
 
A principal função dos aplicativos da Realidade Aumentada é proporcionar ao diretor de obra, empreiteiro ou construtor, uma ideia mais exata sobre os elementos a construir, como composições de paredes, lajes, cobertura ou instalações, que por vezes podem ser extremamente complexas e difíceis de ler em desenhos tradicionais. Para colmatar essa dificuldade, são utilizadas plantas 3D ou até hologramas de maquetes. Mesmo durante o processo de construção, esta tecnologia permite ao diretor de obra ver através das paredes e entender o caminho das instalações, facilitando o processo e evitando erros, mesmo em edifícios com geometria complexa.
 
Para tal, podemos utilizar vários tipos de dispositivos, sendo os mais utilizados em Portugal os tablets ou smartphones como ferramentas de visualização, no entanto a utilização de óculos de Realidade Aumentada é utilizada regularmente em países como Inglaterra. Atualmente existem várias empresas no fabrico e comercialização deste tipo de equipamento, desenvolvendo lentes com certificado básico de proteção ou até mesmo a sua instalação em capacetes de proteção, facilitando a utilização por profissionais da construção civil.
 
Na Central de Projectos procuramos acompanhar o ritmo da evolução, para o efeito, na nossa equipa temos profissionais e softwares habilitados a trabalhar em tecnologia BIM. Com tudo prevemos que uma das áreas que mais irá beneficiar com esta tecnologia é a gestão e fiscalização de obras.
 
Autor:DS 
Últimos artigos
08 fev 2024
A Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
05 fev 2024
Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
04 ago 2023
Central Projectos são especialistas em escolas.
Estas escolas serão obrigadas a cumprir os compromissos climáticos assumidos com Bruxelas. Por isso, em cada um dos investimentos deverão ser implementadas medidas de eficiência energética, assegurando uma redução do consumo de energia primária em, pelo menos, 30%.
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.