24 mai 2019

BIM (BUILDING INFORMATION MODELING)

Categoria Disciplina de Arquitetura ou Engenharia
  • BIM (BUILDING INFORMATION MODELING)
BIM ou Modelação de Informação de um Edifício, trata-se um processo de gestão de informação que reúne as várias especialidades do projeto, da construção e da operação, na qual gerará informação estruturada, que por sua vez será partilhada entre os distintos intervenientes.
 

A modelação tridimensional, gerada através de modelos computacionais e respetivos softwares, fazem com que seja possível virtualmente, a representação rigorosa de todas as características de uma construção, física e funcional, tornando-se numa das ferramentas essenciais ao longo do desenvolvimento de um edifício.

 

A utilização destes modelos gerados por computador, não se limita apenas à maqueta tridimensional, sendo que a sua grande vantagem, encontra-se na base de dados integrada e na compilação da informação que esta gera, contabilizando os materiais a aplicar, as características dos equipamentos, entre outra informação relevante para o projeto, que sendo simultaneamente gerada e organizada, permitirá um aceleramento do processo através da compilação e exportação de toda a informação, criando mais produtividade e resultados mais coerentes à realidade, evitando erros e derrapagens ao longo do decorrer da obra.

 

O conceito BIM, não deve ser confundido apenas como um método tecnológico que é suportado pela utilização de um determinado software, sendo que é importante entender que se trata sim, de uma alteração completa do processo de produção em toda a indústria e história da construção.

 

A utilização integra deste processo, permitirá não só um desenvolvimento eficaz no processo construtivo, mas também o desenvolvimento de projetos com mais complexidade, mais qualidade e fundamentalmente que sejam mais económicos, garantindo assim menores prazos e riscos, incentivando os promotores associados. 

 


Presentemente em muitos países, o BIM já é uma realidade mandatória, como por exemplo o Reino Unido, que lidera este sistema a nível mundial, criando normativas legais desde 2016, impondo todos os participantes da indústria da construção a adotar este processo nas obras públicas. O NBS (National Building Specification), regulamento realizado pela RIBA (Royal Institute of British Architects), estabelece o processo e os vários diferentes níveis de implementação BIM, cada um com o seu nível de complexidade e tipo de uso.
 

 

A Central Projetos é composta por uma equipa técnica experiente e dedicada, capaz de desenvolver projetos com o processo BIM, nos diversos níveis, procurando sempre soluções mais económicas e eficazes.

Autor: AT

Últimos artigos
08 fev 2024
A Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
05 fev 2024
Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
04 ago 2023
Central Projectos são especialistas em escolas.
Estas escolas serão obrigadas a cumprir os compromissos climáticos assumidos com Bruxelas. Por isso, em cada um dos investimentos deverão ser implementadas medidas de eficiência energética, assegurando uma redução do consumo de energia primária em, pelo menos, 30%.
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.