24 mai 2019

BIM (BUILDING INFORMATION MODELING)

Categoria Disciplina de Arquitetura ou Engenharia
  • BIM (BUILDING INFORMATION MODELING)
BIM ou Modelação de Informação de um Edifício, trata-se um processo de gestão de informação que reúne as várias especialidades do projeto, da construção e da operação, na qual gerará informação estruturada, que por sua vez será partilhada entre os distintos intervenientes.
 

A modelação tridimensional, gerada através de modelos computacionais e respetivos softwares, fazem com que seja possível virtualmente, a representação rigorosa de todas as características de uma construção, física e funcional, tornando-se numa das ferramentas essenciais ao longo do desenvolvimento de um edifício.

 

A utilização destes modelos gerados por computador, não se limita apenas à maqueta tridimensional, sendo que a sua grande vantagem, encontra-se na base de dados integrada e na compilação da informação que esta gera, contabilizando os materiais a aplicar, as características dos equipamentos, entre outra informação relevante para o projeto, que sendo simultaneamente gerada e organizada, permitirá um aceleramento do processo através da compilação e exportação de toda a informação, criando mais produtividade e resultados mais coerentes à realidade, evitando erros e derrapagens ao longo do decorrer da obra.

 

O conceito BIM, não deve ser confundido apenas como um método tecnológico que é suportado pela utilização de um determinado software, sendo que é importante entender que se trata sim, de uma alteração completa do processo de produção em toda a indústria e história da construção.

 

A utilização integra deste processo, permitirá não só um desenvolvimento eficaz no processo construtivo, mas também o desenvolvimento de projetos com mais complexidade, mais qualidade e fundamentalmente que sejam mais económicos, garantindo assim menores prazos e riscos, incentivando os promotores associados. 

 


Presentemente em muitos países, o BIM já é uma realidade mandatória, como por exemplo o Reino Unido, que lidera este sistema a nível mundial, criando normativas legais desde 2016, impondo todos os participantes da indústria da construção a adotar este processo nas obras públicas. O NBS (National Building Specification), regulamento realizado pela RIBA (Royal Institute of British Architects), estabelece o processo e os vários diferentes níveis de implementação BIM, cada um com o seu nível de complexidade e tipo de uso.
 

 

A Central Projetos é composta por uma equipa técnica experiente e dedicada, capaz de desenvolver projetos com o processo BIM, nos diversos níveis, procurando sempre soluções mais económicas e eficazes.

Autor: AT

Últimos artigos
17 jun 2019
LSF - Aço Leve na Construção
04 jun 2019
Bim na construção e a Realidade aumentada
31 mai 2019
Verificação das Condições Estruturais de uma ponte em Betão Armado
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.