17 mai 2019

Conceção de Edifícios Sismo-Resistentes

Categoria Estruturas
  • Conceção de Edifícios Sismo-Resistentes


Os edifícios encontram-se sujeitos a um conjunto de ações durante o seu período de vida útil, dentro das quais a ação sísmica pode ter uma influência condicionante no dimensionamento das suas estruturas.

 

A ação sísmica é traduzida por acelerações no terreno, que são transmitidas à estrutura, provocando esforços adicionais e deslocamentos horizontais e verticais que podem atingir valores consideráveis.

 

Assim, torna-se fundamental que esta ação seja devidamente considerada no dimensionamento estrutural, para que o ediíicio apresente um bom comportamento sísmico, principalmente em zonas em que a sua probabilidade de ocorrência seja média ou elevada. Caso contrário, a ocorrência de um sismo pode provocar graves consequências, como perda de vidas humanas, danos permanentes na estrutura ou até o colapso da mesma.

 

Em 2004 foi publicado o Eurocódigo 8, que para além de introduzir nova informação sobre a quantificação da ação sísmica, relativamente ao Regulamento de Segurança e Ações, contém um conjunto de verificações e regras de dimensionamento, que têm em conta o tipo de sistema estrutural resistente, o material de construção e a classe de ductilidade.


A classe de ductilidade traduz a capacidade da estrutura para dissipar a energia provocada pelo sismo. Pode ser atribuída, pelo projetista, uma classe alta, média, ou baixa. Para zonas em que existe risco de ocorrência de sismo, o cálculo da ação sísmica pode ser realizado considerando uma ductilidade baixa, no entanto em termos construtivos deve ser implementada uma ductilidade alta.

 

 

De acordo com o Eurocódigo 8, a perigosidade sísmica deve ser tida em conta desde a fase inicial do projeto, na conceção estrutural, devendo seguir os seguintes princípios fundamentais:
- simplicidade estrutural;
- uniformidade e simetria;
- resistência e rigidez nas duas direções principais;
- resistência e rigidez à torção;
- ação de diafragma ao nível dos pisos;
- fundação adequada.

 

 

Caso estes princípios não sejam cumpridos, podem gerar-se problemas de distribuição de esforços, e uma resposta estrutural pouco eficiente face a um sismo.

 

Por vezes não é possível conceber um sistema estrutural que garanta todos os princípios enunciados, no entanto existem outras opções para mitigar os efeitos da ação sísmica numa estrutura, apesar de encarecerem a obra, como por exemplo o posicionamento de amortecedores, em pontos estratégicos, aumentando a capacidade de dissipação de energia de uma estrutura.


Em obras de reabilitação é também fundamental a reabilitação sísmica. Para além de as obras de reabilitação poderem fragilizar o edifício no que diz respeito à resistência às ações horizontais, grande parte dos edifícios antigos não foram dimensionados para resistir à ação sísmica. Deste modo, os projetistas devem pensar em soluções pouco intrusivas e eficientes, que aumentem, sempre que possível, a resistência da estrutura às ações horizontais.

 


A Central Projectos é composta por uma equipa técnica experiente e dedicada, capaz de desenvolver projetos incluindo dimensionamento sísmico, procurando soluções estruturais eficazes e económicas.

 

Autor: RM 

Últimos artigos
08 fev 2024
A Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
05 fev 2024
Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
04 ago 2023
Central Projectos são especialistas em escolas.
Estas escolas serão obrigadas a cumprir os compromissos climáticos assumidos com Bruxelas. Por isso, em cada um dos investimentos deverão ser implementadas medidas de eficiência energética, assegurando uma redução do consumo de energia primária em, pelo menos, 30%.
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.