14 mai 2019

Projeto de Unidade Industrial e Muros - TOSCCA

Categoria Projetos
  • Projeto de Unidade Industrial e Muros - TOSCCA


O projeto de construção da unidade industrial e respetivos muros, surge após os incêndios de outubro de 2017 que destruíram na totalidade a unidade industrial existente.



Os requisitos solicitados pelo promotor, incidiram essencialmente no exercício da mesma atividade, mas organizada de outra forma. O conjunto de operações existentes mantiveram-se, mas com maior automação, maior racionalidade e com o incremento da extrusão de PVC e Perfilagem de postes metálicos.



Uma vez que o declive do terreno existente é bastante acentuado, foi necessário um trabalho apurado de otimização da instalação da unidade fabril, tendo sido opção o rebaixe da cota superior em cerca de 4 metros com o desenvolvimento da nova instalação à mesma cota.



Genericamente encontra-se prevista a instalação da nova área social em novo lote adquirido, contíguo às instalações existente. Paralelamente está considerada a construção de dois pavilhões paralelos à estrada, que serão a âncora edificada da empresa, permitindo um aproveitamento das edificações. Um terceiro pavilhão implementa-se ainda a sul da zona de implantação, aberto dos lados mas de abrigo aos equipamentos que pela sua natureza e dimensão não fazem sentido estarem " enclausurados" - destroçador, serração, descasque e secagem.



A arquitetura ficou a cargo do Arquiteto Pedro Aleixo, tendo a Central Projectos desenvolvido as especialidades de engenharia entre elas, a estabilidade, as infraestruturas hidráulicas, a acústica, a segurança contra incêndios e o RECS.



De referenciar algumas das soluções/requisitos tidos nas especialidades de engenharia, nomeadamente:
• Na estabilidade, foram consideradas estruturas de betão, metálicas e de madeiras. No pavilhão/armazém de maiores dimensões e foi prevista uma estrutura pré-fabricada de betão armado que permitiu reduzir significativamente o tempo de execução em obra de todo o edifício. Nos restantes edifícios o betão armado foi em suporte da estrutura metálica e fundações, betonadas "in-situ".
• Nos restantes edifícios foi aplicada uma estrutura metálica constituída por pórticos planos formados por perfis de alma cheia. A madeira foi prevista nas vigas, em alguns elementos de travamento e contraventamento e madres da cobertura do pavilhão/armazém;
• Nas infraestruturas hidráulicas de abastecimento de água, foram previstas infraestruturas para abastecimento de água para consumo Humano, para utilização em produção, para combate a incêndio, tendo sido dada especial atenção a esta utilização;
• Nas infraestruturas hidráulicas de drenagem de águas residuais, foi prevista a drenagem das águas residuais domésticas, a drenagem das águas residuais de produção e respetiva utilização das mesmas, a drenagem das águas residuais pluviais de coberturas e drenagem das águas residuais pluviais de pavimentos.


O projeto de edifícios industriais é uma das principais valências da Central Projectos, promovendo nos seus edifícios as melhores soluções técnico-económicas.

Autor: BF 

Últimos artigos
19 jul 2019
Bim para Preparação de Obra
16 jul 2019
P971 - REABILITAÇÃO DA ESCOLA SECUNDÁRIA DA MEALHADA
10 jul 2019
Livro de Reclamações Eletrónico
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.