16 abr 2019

Utilização de laser para modelação 3D

Categoria Tendências na área da construção civil
  • Utilização de laser para modelação 3D
A ciência mais do que nunca é baseada no universo digital e sendo a arquitetura e a engenharia duas das suas vertentes, é fundamental conhecer ferramentas que contribuam para as compreender.
 
O varrimento laser tridimensional é uma dessas ferramentas que apenas passou a ser utilizada para práticas civis na época de 90, através de empresas ligadas à informação geográfica. Trata-se de uma tecnologia que utiliza a luz laser para determinação de uma nuvem de pontos de uma forma quase contínua e quase em tempo real, assumindo a forma 3D, com as suas coordenadas cartesianas x, y e z e com informação de cor.
 
A nuvem de pontos é alvo de posterior tratamento, através do vasto leque de softwares e plataformas disponíveis no mercado, sendo transformada em geometrias mais complexas como poligonais e superfícies paramétricas.
 
Uma das suas principais finalidades é a modelação 3D que poderá ser apresentada de diversas formas, sendo o modo texturado o que mais se ajusta à realidade do objeto alvo de levantamento. Trata-se ainda de uma peça essencial de apoio à medição, à animação, e à caracterização e monitorização de obras existentes.
 
Esta tecnologia veio revolucionar os métodos tradicionais utilizados para levantamento do existente, proporcionando:
     • O registo de uma quantidade de pontos impraticável por métodos diretos;
     • Versatilidade e segurança, não sendo nociva;
     • Um maior detalhe e precisão de dados;
     • A redução de erros e custos;
     • Uma melhoria do processo projeto/modelo.
 
Refira-se ainda que dependendo do equipamento, da distância e das características do objeto a levantar, a precisão poderá ser milimétrica, permitindo partir da realidade já no computador para o desenvolvimento do projeto. No entanto, o processo de tratamento pode vir a ser bastante moroso dado o grande número de informação que é recolhido, carecendo complementarmente de um hardware robusto.
 
Na Central Projectos encontramo-nos atualmente a desenvolver um projeto de uma cobertura a incorporar sobre ruas existentes, que tira partido desta tecnologia. Estamos atentos ao progresso desta e de outras tecnologias para incorporação na nossa área de intervenção, já que quando estas são aliadas a técnicas de análise e modelação 3D, permitem a visualização, manipulação, transformação e a fusão com outros dados, dão origem a soluções inovadoras, baseadas na otimização do custo e do tempo.

C. Carvalho

Últimos artigos
17 jun 2019
LSF - Aço Leve na Construção
04 jun 2019
Bim na construção e a Realidade aumentada
31 mai 2019
Verificação das Condições Estruturais de uma ponte em Betão Armado
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.