15 mar 2019

Coordenação do Património Edificado com os Trabalhos de Reabilitação

Categoria Legislação e Regulamentação
  • Coordenação do Património Edificado com os Trabalhos de Reabilitação

A Central Projectos tem elaborado projetos e fiscalizado intervenções em espaços de relevante valor patrimonial, sendo uma das mais recentes no Colégio de S. Jerónimo, que se encontra inserido na Universidade de Coimbra - Alta e Sofia, classificado como Património Mundial da Humanidade da UNESCO desde o ano de 2013.

As edificações, devido à sua arquitetura ou aos materiais e equipamentos que possuem, constituem um registo de um período histórico, artístico e ideológico. Nesse sentido, as intervenções de conservação, restauro e reabilitação, devem preservar o valor e a autenticidade desse bem, recorrendo às teorias prevalecentes no período temporal.

Cabe aos intervenientes, em projeto e em obra, assegurarem e valorizarem os bens, tendo em consideração a sua relevância e classificação de acordo, designadamente, com a Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e com o Plano Diretor Municipal do município abrangido.

Os estudos e projetos para as obras de conservação, modificação, reintegração e restauro em bens classificados, ou em vias de classificação, terão que obrigatoriamente ser elaborados e subscritos por técnicos com qualificação legalmente reconhecida. Assim como, as intervenções terão que ser acompanhadas por técnicos com a qualificação pré-definida e com objeto de autorização e acompanhamento do órgão da tutela competente.

Contudo, a ausência de classificação ou inventariação de um bem cultural não iliba os intervenientes da aplicação de medidas cautelares, cabendo aos técnicos responsáveis pautarem a sua atuação pela responsabilidade e salvaguarda do património.

De acordo com o Código Penal, aquele que destruir ou danificar bem pertencente ao património cultural e legalmente classificado ou em vias de classificação, é punido com pena de prisão até cinco anos ou com multa até 600 dias.

A Central Projectos desenvolve serviços especializados na área da Reabilitação, com técnicos habilitados, tendo sempre em vista a valorização dos bens imóveis em comunhão com a salvaguarda da história e da cultura.

 

P. Palhinha

 Imagem recolhida em: http://www.uc.pt/ruas/monitoring/instruments/regulation

Últimos artigos
08 fev 2024
A Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
05 fev 2024
Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
04 ago 2023
Central Projectos são especialistas em escolas.
Estas escolas serão obrigadas a cumprir os compromissos climáticos assumidos com Bruxelas. Por isso, em cada um dos investimentos deverão ser implementadas medidas de eficiência energética, assegurando uma redução do consumo de energia primária em, pelo menos, 30%.
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.