22 fev 2019

Construção Sustentável

Categoria Artigos de Opinião
  • Construção Sustentável

O que é construção sustentável?

Nos tempos que correm em que há tantas preocupações e cuidados com o desperdício energético, a criação de resíduos e o impacto ambiental, faz sentido também na área da construção debruçar-nos sobre estes aspetos. Segundo Charles Kibert (1994), construir com sustentabilidade é criar e gerir de forma responsável um ambiente construído que seja saudável, levando em consideração os princípios ecológicos e a utilização eficiente de recursos. Neste sentido, diversos países, desde os anos 80, desenvolveram ferramentas que lhes permitem colocar em prática este conceito de sustentabilidade na análise e avaliação do desempenho ambiental de edifícios. A criação destes sistemas fundamentou-se em três domínios chave: o social, o ambiental e o económico. Estes domínios são analisados e aplicados, não só em fase de construção, mas também ao longo de todo o ciclo de vida de um edifício. Por exemplo, a vertente ambiental engloba categorias como as alterações climatéricas, o consumo de recursos como a água, a produção de resíduos sólidos e a utilização de materiais, entre outros. No domínio económico faz-se uma avaliação dos custos de ciclo de vida do edifício e no domínio social abordam-se questões relacionadas com o conforto e a saúde dos ocupantes, acessibilidades, etc.

Em variados países podem ser encontrados os seus respetivos sistemas de avaliação, por exemplo:

  - Reino Unido - BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method)

  - Estados Unidos da América - LEEDTM (Leadership in Energy and Environment Design)

  - Japão - CASBEE (Comprehensive Assessment System for Built Environment Efficiency)

  - Canadá - SBTool (Sustainable Building Tool) desenvolvida pelo iiSBE (International Initiative for a Sustainable Built Environment)

in https://www.portaldahabitacao.pt

As aplicações desenvolvidas por outros países podem ser utilizadas no nosso país, concebendo as respetivas adaptações, como é o caso da SBtool - PT, que é uma ferramenta de avaliação voluntária da sustentabilidade de edifícios, baseada na ferramenta internacional SBTOOL (Sustainable Building Tool) e adaptada para a realidade portuguesa pela iiSBE (International Initiative for the Sustainable Built Environment) em colaboração com o LFTC - Universidade do Minho e a ECOCHOICE. É de salientar ainda que o Instituto Superior Técnico desenvolveu também um sistema do mesmo género denominado LiderA.

Ao longo dos últimos anos foram implementados muitos outros sistemas e variadas certificações: certificação energética obrigatória em edifícios, certificação ambiental, certificações relacionadas com empresas, eventos, etc.

Ao consultar o seguinte site: https://www.csustentavel.com/certificacao/ , terá acesso a mais informação sobre esta temática.

Preocupar-se com a sustentabilidade não é só pensar no presente, mas também cuidar do futuro. A Central Projectos encontra-se integrada nesta temática, desenvolvendo nos seus projetos medidas regulamentares e voluntárias, para promoção da desejada sustentabilidade nos edifícios.

 

P. Farinha

Últimos artigos
08 fev 2024
A Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
05 fev 2024
Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
04 ago 2023
Central Projectos são especialistas em escolas.
Estas escolas serão obrigadas a cumprir os compromissos climáticos assumidos com Bruxelas. Por isso, em cada um dos investimentos deverão ser implementadas medidas de eficiência energética, assegurando uma redução do consumo de energia primária em, pelo menos, 30%.
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.