15 fev 2019

Complexo Desportivo de Ançã

Categoria Projetos
  • Vista Geral do complexo
  • Vista Geral de enquadramento na envolvente
  • Vista Geral das bancadas e edifício

O Complexo Desportivo de Ançã cuja promoção da obra foi da responsabilidade da INOVA - Empresa de Desenvolvimento Económico e Social de Cantanhede, EM-SA, implanta-se num terreno localizado no Loteamento das Rapadas em S. Bento/Ançã.

As diferenças de cotas verificadas entre os extremos do terreno permitiram desenvolver uma solução arquitetónica que insere o complexo no meio natural que é marcado pela vegetação

A construção do equipamento teve por objetivo ser um complemento da educação e desenvolvimento físico e cultural da população, vocacionado para a prática do futebol, sendo constituído por dois campos de futebol (um de futebol de 11 e outro de futebol de 7) e um edifício que alberga as bancadas e todas as restantes valências relacionadas com a prática desportiva. O conjunto do edificado assentou na caracterização e exposição da dinâmica envolvida num jogo de futebol, expressando essa natureza na forma de conceber a estrutura construída, sendo que a configuração foi resultado de diversos fatores que determinaram a localização das várias partes do Complexo.

Na envolvente existem dois arruamentos, um a norte e outro a sul, a partir dos quais se realizam os acessos ao complexo, tendo sido criado um eixo estruturante no interior e que serviu de ancora no desenvolvimento de todo o complexo. O arruamento de cota mais alta e localizado a norte foi utilizado para a entrada de público que, deste modo e a partir do estacionamento previsto, tem acesso de nível à zona de bancada sem ter de subir os descer rampas. O arruamento a Sul e de cota mais baixa está reservado para a entrada dos intervenientes ao jogo que, deste modo, tem acesso imediato aos balneários (área inferior à das bancadas) a partir do estacionamento previsto sem ter ultrapassar qualquer desnível.

O edifício construído apresenta um formato retangular e desenvolve-se ao longo do campo de futebol 11, no sentido Norte/Sul adoçando-se ao declive natural. A escolha dos materiais e as amplas superfícies transparentes proporcionam entrever a direção oposta conseguindo-se assim uma fusão entre os espaços exteriores e interiores. Em particular foi estudada a ligação entre o exterior e o interior na perspetiva do utilizador que estando no interior pode manter sempre o contacto visual com a envolvente, evitando-se a sensação de enclausuramento.

A partir da entrada norte, temos acesso a um parque de estacionamento para público, com ligação com a praça que antecede as bancadas ou o interior do edifício, onde existe um espaço de Bar e uma sala polivalente. Entre os dois espaços existe uma área de duplo pé-direito, que faz a ligação através de escada com o piso de cota mais baixa, destinado quase exclusivamente aos atletas, cujo acesso primordial será realizado pela entrada sul.

A nascente do edificado estão localizados os campos de futebol, a cotas de nível diferentes para melhor adaptação ao perfil do terreno existente. A ligação entre ambos é realizada através de escada ou rampa

No piso de cota mais baixa, a partir da praça acedemos a uma antecâmara que protege o átrio do contacto direto com o exterior. A partir deste ponto é possível dirigirmo-nos às zonas destinadas aos atletas e ao piso superior.

 Figura 1- Entrada no piso inferior

 No piso inferior localizam-se os diversos espaços tais como balneários destinados a equipas de arbitragem, jogadores e treinadores. Foram criados dois corredores de acesso separados por um elemento central de forma a apartar as equipas minimizando a possibilidade de confrontos indesejados entre adversários.

O piso superior é essencialmente destinado a ser utilizado pelos espectadores, sendo esta área servida de instalações sanitárias destinadas a público, um bar, uma sala polivalente e os acessos do público às bancadas.

As bancadas dispostas ao longo do recinto do jogo de futebol 11 possuem capacidade para 188 pessoas sentadas e mais 4 para pessoas com mobilidade condicionada e respetivos acompanhantes.

A Central Projectos elaborou os projetos de especialidades do Edifício de Apoio e espaços envolventes nas áreas de Estabilidade, abastecimento de águas, drenagem de esgotos e pluviais, Segurança contra incêndios, Acústica, sistema de aquecimento de Águas, Ventilação e Verificação de RECS.

A conceção geral dos projetos de especialidade assentou essencialmente na adoção de princípios técnicos adequados à futura utilização do complexo.

A estrutura do edifício e bancada foi projetada em betão armado, com exceção da cobertura que é em estrutura metálica, traduzindo-se assim na solução mais económica e de fácil execução.

Figura 2- Execução da bancada

Para o sistema de aquecimento das águas sanitárias foi projetado um sistema solar recorrendo à instalação de quatro baterias de painéis, o respetivo depósito de acumulação e sistema de apoio. Este ultimo foi baseado numa unidade bomba calor do tipo ar/ar sendo a opção um sistema de elevado rendimento.

Na Central Projectos reunimos uma equipa multidisciplinar, com conhecimentos técnicos alargados que permitem pensar nos projetos como um todo, em que as soluções projetadas se complementam na criação do mais novo "Palco dos Sonhos" da Região Centro.

 

Madalena Charneca

Últimos artigos
08 fev 2024
A Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
05 fev 2024
Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
04 ago 2023
Central Projectos são especialistas em escolas.
Estas escolas serão obrigadas a cumprir os compromissos climáticos assumidos com Bruxelas. Por isso, em cada um dos investimentos deverão ser implementadas medidas de eficiência energética, assegurando uma redução do consumo de energia primária em, pelo menos, 30%.
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.