23 nov 2018

REAÇÃO AO FOGO DOS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO APLICADOS EM FACHADAS

Categoria Segurança Contra Incêndio
  • REAÇÃO AO FOGO DOS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO APLICADOS EM FACHADAS
  • REAÇÃO AO FOGO DOS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO APLICADOS EM FACHADAS

Nos tempos que correm temos cada vez mais preocupação com a eficiência energética dos edifícios e com a poupança na fatura energética que advém, por vezes, da adoção de isolamentos térmicos em paredes exteriores, nomeadamente nas fachadas dos edifícios. A existência de programas comunitários de financiamento para melhoramento da eficiência energética dos edifícios, catalisam este tipo de intervenções nos edifícios existentes. A solução que começamos a ver com mais frequência é a solução "ETICS" aplicada em fachadas.

Quantos de nós já não vimos um prédio com mais de nove metros de altura (mais de dois pisos), a ser construído ou reabilitado, com aplicação de um revestimento de fachada tipo "ETICS", em que o isolante térmico é composto por placas EPS ou XPS?

O Regulamento Técnico de Segurança Contra Incêndios em Edifícios (Portaria n.º 1532/2008, de 29 de dezembro) define "reação ao fogo", como sendo "a resposta de um produto ao contribuir pela sua própria decomposição para o início e desenvolvimento de um incêndio, avaliada com base num conjunto de ensaios normalizados."

A escolha de um isolamento térmico com aplicação exterior numa fachada, ventilada ou não, deve ser bem ponderada. Como técnicos, não devemos ter em conta apenas o fator "térmico" mas também, nos casos descritos, a reação ao fogo desse isolamento e consequentemente do "conjunto", isolamento + revestimento, para além da forma de aplicação.

Recentemente, o incêndio na torre Grenfell, em Londres veio acelerar um pouco a importância da escolha de um revestimento de fachada adequado e a aplicação de barreiras de fogo na própria fachada, impedindo a propagação e expansão do incêndio pelo exterior. Hoje começam-se a dar passos significativos na avaliação da reação ao fogo de materiais e sistemas construtivos instalados em fachadas à escala real. Assim é já possível avaliar o comportamento ao fogo de um material ou sistema, tendo em conta não só a sua composição, como também a forma como é aplicado.

É importante alertar os técnicos projetistas, as equipas de fiscalização e também os donos de obra para a importância das soluções de revestimento em fachadas que vai bem além da eficiência energética. Em prédios com mais de um piso em elevação (no mínimo com três pisos), a reação ao fogo de um sistema completo tipo "ETICS" deve ser no mínimo da classe de reação ao fogo B-s3 d0, e o isolante térmico deve apresentar uma classe de reação ao fogo mínima, E-d2. Estarão estas classes de reação ao fogo a ser cumpridas?

A Central Projetos conta com uma equipa multidisciplinar e especializada nas várias áreas da engenharia e arquitetura que olham para o edifício como um todo e ponderam as várias soluções a aplicar nos seus projetos para que o resultado final seja mais do que a soma de todas as partes.

da Fonseca, Bruno

Créditos de imagens em:

Jornal Expresso;

Ordem dos Engenheiros.

Últimos artigos
08 fev 2024
A Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
05 fev 2024
Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
04 ago 2023
Central Projectos são especialistas em escolas.
Estas escolas serão obrigadas a cumprir os compromissos climáticos assumidos com Bruxelas. Por isso, em cada um dos investimentos deverão ser implementadas medidas de eficiência energética, assegurando uma redução do consumo de energia primária em, pelo menos, 30%.
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.