02 nov 2018

Optimização da Forma

Categoria Disciplina de Arquitetura ou Engenharia
  • Optimização da Forma
  • Optimização da Forma
  • Optimização da Forma
  • Optimização da Forma
  • Optimização da Forma
  • Optimização da Forma
  • Optimização da Forma

A otimização da forma de um projeto esteve sempre presente no modo de pensar de Engenheiros e Arquitetos. Está na capacidade dos arquitetos verem simplicidade e semelhança com a natureza e no pensamento físico e matemático dos Engenheiros. Algumas das formas mais inovadoras vieram do trabalho conjunto de arquiteto/engenheiro ou de profissionais que têm formação nos dois domínios.

Forma e estrutura nem sempre foi verdadeiramente integrada em projeto. A natureza faz isso criando uma função para a forma e uma forma para a função num processo com milhões de anos. A forma das árvores, de um ovo ou de uma concha são criações que qualquer um gostaria de ter assinado.

Gaudi (3) nas suas criações arquitetónicas estudou a natureza para melhorar as suas formas. Na mesma linha, o LNEC utilizou no passado modelos físicos de membranas para encontrar a melhor forma para uma barragem.

A otimização (1) (2) topológica e outras técnicas permitem hoje aos arquitetos e engenheiros regressar à natureza em frente aos seus computadores (4) (5). A obtenção da melhor forma que atinja determinado objetivo a ser otimizado (exemplo do peso de uma estrutura) sujeita a restrições humanas e físicas (distância a percorrer numa ponte ou a capacidade resistente máxima de um material) é hoje uma ferramenta mais disponível.

A Central Projetos está já a trabalhar em alguns projetos em que ferramentas de otimização de forma estão a ser usadas para criar estruturas complexas onde a mente do arquiteto e engenheiro trabalham em cooperação. Temos atualmente capacidade para desenvolver projetos de obtenção e otimização de forma em estruturas metálicas tridimensionais, estruturas tencionadas (6) (7) e estruturas espaciais em geral. Estas ferramentas aliadas a novos processos de fabrico apontam para uma valorização crescente do trabalho de projeto.

O processo de projeto com otimização de forma não é em si um conceito final, mas um meio muito interessante para atingir um fim. Desafiamos os arquitetos a trabalhar em parceria com a Central Projetos na implementação de mais esta ferramenta que viabiliza tecnicamente a pesquisa de novas soluções.

André Tereso

(1) - http://www.kraftwurx.com/3d-model-printing/3d-printing-news/845-how-to-create-structural-forms-with-3d-printing-pegasus-bridge

(2) - https://www.patrikschumacher.com/Texts/From%20Typology%20to%20Topology.html

(3) - http://structuresandspans.wordpress.com/2011/12/21/funicular-structures-antoni-gaudi-and-the-cripta-de-la-colonia-quell/ 

(4) (5) - https://altairhyperworks.com/industry/Architecture

(6) - https://www.archdaily.com/catalog/us/products/6929/membran-structures-type-ev-mdt-tex/67315

(7) - https://www.dezeen.com/2015/03/11/frei-otto-a-life-in-projects/

 

Últimos artigos
23 abr 2019
RESISTÊNCIA À FADIGA DE VARÕES: INFLUÊNCIA DO DIÂMETRO E PROCESSO DE FABRICO
16 abr 2019
Utilização de laser para modelação 3D
12 abr 2019
Inauguração da Área de Serviço de Autocaravanas na Pampilhosa da Serra
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.