22 out 2018

Inovações na Construção

Categoria Notícias
  • Inovações na Construção
  • Inovações na Construção
  • Inovações na Construção
  • Inovações na Construção

Nasceram em 2017 as primeiras duas pontes em betão impresso em 3D. O processo de construção aditiva já não é novo no entanto este caso constituiu mais um avanço tecnológico. A primeira foi uma ponte construída em Madrid, inspirada nas obras de Gaudí, projetada pelo Institute of Advanced Architecture of Catalonia. A segunda foi projetada e produzida por engenheiros da Eindhoven University of Technology e montada na Holanda pela Empresa BAM Infra.

A impressão de 3D permite obter novas formas nos objetos construídos e algumas vantagens na produção. É ainda uma tecnologia que pode ter uma articulação ainda mais forte entre CAD e CAM (Computer Aided Design e Computer Aided Manufactor).

A Central Projectos está atenta a estes desenvolvimentos e usa técnicas e programas informáticos que já ligam a processos de fabrico automático em construção metálica e na produção automática de armaduras para betão. O mais recente avanço tecnológico implementado na Central Projectos permite dar o passo seguinte para projeto paramétrico e a impressão 3D de projetos.

J. Catarino

 

fotos retirdas de:

https://iaac.net/

https://www.tue.nl/en/ 

Últimos artigos
08 fev 2024
A Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
05 fev 2024
Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
04 ago 2023
Central Projectos são especialistas em escolas.
Estas escolas serão obrigadas a cumprir os compromissos climáticos assumidos com Bruxelas. Por isso, em cada um dos investimentos deverão ser implementadas medidas de eficiência energética, assegurando uma redução do consumo de energia primária em, pelo menos, 30%.
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.