17 jul 2017

Laboratório de Estruturas da Central Projectos inspecionou um hotel em Porto de Mós

Categoria Empresa
  • Laboratório de Estruturas da Central Projectos inspecionou um hotel em Porto de Mós

Um edifício de habitação coletiva e comercial, assim como um edifício de hotel de 3 estrelas, ambos no concelho de Porto de Mós, foram alvo de inspeção estrutural por parte dos técnicos do Laboratório de Estruturas da Central Projectos.

Durante o trabalho, requerido pela empresa DOLINAS HOTEL, LDA, os levantamentos estruturais e respetivos ensaios foram previamente definidos em desenho, com a respetiva localização e identificação dos elementos estruturais a estudar.

A inspeção e caracterização estrutural dos edifícios foram efetuadas através da inspeção visual, identificação dos elementos estruturais e ensaios não destrutivos de caracterização dos materiais. Para uma caracterização mais detalhada dos elementos estruturais, para além dos métodos não invasivos, foram efetuados ensaios destrutivos, isto é, efetuaram-se "in-situ" trabalhos de prospeção que envolveram uma alteração localizada das características atuais da estrutura, para uma análise no local e/ou em laboratório.

Esta prospeção contemplou a extração de tarolos em elementos estruturais do tipo lajes e paredes e remoção de alguns recobrimentos para exposição de armaduras e validação da deteção de armadura em zonas dúbias.
Em conformidade com os objetivos e a metodologia indicada pelo requerente, foram realizados os seguintes trabalhos:

- Levantamento dimensional da estrutura existente;
- Deteção de armaduras em elementos estruturais de betão armado;
- Exposição de armaduras em elementos de estrutura de betão armado;
- Extração de carotes em elementos de betão armado e consequente ensaio à compressão para obtenção de classe de resistências de betão;
- Execução de ensaios não destrutivos em elementos de betão armado com recurso ao esclerómetro.

 

O laboratório de estruturas da Central Projectos está devidamente equipado, com experiência comprovada, dispondo de técnicos qualificados. Em colaboração com outros laboratórios com equipamentos mais pesados, podemos realizar quase todos os tipos de trabalhos com uma maior flexibilidade de nos adaptarmos às exigências e prazos do cliente.

A Central Projectos pode auxiliar projetistas na elaboração de projetos de reabilitação urbana e empresas de construção na avaliação e diagnóstico de patologias e anomalias.

Se vai intervir num edifício existente e tem dúvidas sobre o estado da obra existente, nós podemos ajudar.

Últimos artigos
08 fev 2024
A Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
05 fev 2024
Inauguração da Ampliação de Lar da Misericórdia de Poiares
04 ago 2023
Central Projectos são especialistas em escolas.
Estas escolas serão obrigadas a cumprir os compromissos climáticos assumidos com Bruxelas. Por isso, em cada um dos investimentos deverão ser implementadas medidas de eficiência energética, assegurando uma redução do consumo de energia primária em, pelo menos, 30%.
Partilhar artigo Partilhe este artigo nas redes sociais
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.